Mercado

Anastasia garante Fundo Estadual do Café p/ 2012

 

postado em 29/03/2011 | Há 6 anos

Anastasia garante Fundo Estadual do Café p/ 2012
Coffee Break
29/03/2011

 
O governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastásia, disse que o Fundo Estadual do Café passa a funcionar a partir de janeiro do ano que vem. “O Fundo Estadual do Café será concebido e colocado no orçamento apresentado à Assembleia em 2011, para vigorar já em 2012, conforme nos comprometemos”, disse o governador, em entrevista à imprensa na inauguração do Complexo Industrial do Japy, da Cooxupé, em Guaxupé.
 
“O projeto de criação do Fundo Estadual do Café vai ser apresentado à Assembleia no mês de setembro e vigorará a partir de primeiro de janeiro do ano que vem para o orçamento do próximo ano”, explicou Anastasia.
 
A criação do fundo é um compromisso de campanha do governador Antonio Anastasia e tem como objetivo principal auxiliar na formatação de políticas efetivas para o setor, trabalhando junto ao governo federal e com as lideranças. O Fundo Estadual do Café contribuirá para garantir a renda dos cafeicultores, evitando as perdas provocadas pelo excesso de oferta e queda de preço do produto.
 
“Já temos uma política muito positiva de cooperação, de assistência técnica, de produtividade e excelência do café em Minas. Vamos criar um Projeto Estruturador, vinculado ao Governador do Estado, e o Fundo Estadual do Café, com recursos do Tesouro de Minas, exatamente com este objetivo de, junto com as lideranças da cafeicultura, identificarmos onde estão as prioridades para alocarmos esses recursos. Ora para seguro, ora para garantia, e para diminuir a questão das margens”, explicou o governador.
 
Atualmente está sendo formado o comitê setorial que irá servir de base para a criação do fundo. O novo órgão dará suporte às decisões do governo na área de café. Para compor o comitê, que será presidido pelo governador e serão chamados o vice-governador, secretários, deputados e representantes de setores da sociedade. Uma das primeiras tarefas do comitê será a criação do fundo.
 
Ainda serão criados os comitês para o leite e o sindical.

 

Veja tambÉm: