Mais Café

Piraju sedia Encontro de Cafeicultores

XII Encontro Regional de Cafeicultores acontece como tema central os cafés do sudoeste paulista

 

postado em 24/09/2010 | Há 7 anos

Na oportunidade, os participantes vão receber em primeira mão a Revista Casa da Agricultura, onde será abordada a cafeicultura, mas também tem a Casa da Agricultura de Piraju como destaque da edição.

A região de Ourinhos, que engloba o município de Piraju, é conhecida pela produção de cafés de boa qualidade, mas isso só aconteceu depois das colocações obtidas nos concursos regionais e estaduais. Está entre as quatro maiores produtoras de café natural e uma parte dos cafeicultores já adotou a tecnologia do cereja descascado. Segundo dados do LUPA - censo agropecuário de São Paulo, Piraju tem cerca de 700 propriedades e pouco mais de um terço são produtoras de café.

Paulo Sérgio Vianna Mattosinho, chefe da Casa da Agricultura local e presidente da Comissão Técnica de Cafeicultura da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral), destaca que a região tem características próprias e que devem ser aproveitadas para fazer o marketing dos cafés ali produzidos. Os consumidores, cada vez mais, procuram por cafés diferenciados e o crescimento desse nicho de mercado é da ordem de 15-20% ao ano.

Segundo Mattosinho, a indicação geográfica dos Cafés do Sudoeste Paulista representa uma grande oportunidade de negócios para as regiões de Ourinhos e Avaré, que contam com uma área de 25.000 hectares, 2.635 propriedades produtoras, concentradas nos municípios de Piraju, Tejupá, Fartura, Itaí, Taguaí, Arandu e Timburi. Esses municípios juntos possuem 69% da área cultivada e uma produção estimada para a atual safra de 485 mil sacas de café beneficiadas.

O coordenador da CATI, José Luiz Fontes, estará presente na abertura do evento. Ele destaca que é sempre bom ver o crescimento das cadeias produtivas, através de suas associações, como aconteceu em Piraju com a cafeicultura e que com a implantação do Microbacias II - acesso ao mercado, o apoio a essas cadeias que envolvem grande número de pequenos e médios agricultores será mais efetivo.

Após a abertura oficial do evento, prevista para as 9:00 horas, os temas abordados nas palestras são nutrição do cafeeiro, condução do cafeeiro e clima na cafeicultura. No encerramento haverá sorteio de diversos produtos. O Encontro reúne todos os integrantes do agronegócio regional e é uma promoção da Casa da Agricultura Piraju, da CATI Regional de Ourinhos e conta com o apoio de diversos parceiros ligados ao setor.

 

Veja tambÉm: