Produção

Imaflora promove a Segunda Prova de Cafés Certificados em Minas Gerais

 

postado em 20/10/2009 | Há 7 anos

Imaflora promove a Segunda Prova de Cafés Certificados em Patrocínio, Minas Gerais

O selo garante a origem do grão e que para produzi-lo foram observadas normas que conservam o meio ambiente e respeitam o trabalhador

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora – promoverá nos dias 21, 22 e 23 de outubro a Segunda Prova Imaflora de Cafés Certificados, que ocorrerá no centro de Excelência de Café de Patrocínio, na cidade de Patrocínio, na região do cerrado mineiro.

O objetivo da prova é promover o conceito da certificação socioambiental, a partir dos princípios acordados internacionalmente pela Rede de Agricultura Sustentável e que podem ser identificadas através do selo Rainforest Alliance Certified. O selo, concedido pelo Imaflora, após um rigoroso trabalho de auditoria, garante a origem do café, sua rastreabilidade da fazenda até a xícara e assegura que para produzi-lo, o empreendedor obedeceu a normas que propiciam a conservação do meio ambiente e da biodiversidade e que ainda asseguram boas condições de trabalho, saúde e segurança a mão de obra empregada.

Os finalistas participarão da etapa internacional, que ocorrerá na Califórnia, Estados Unidos, durante a Conferência Anual da Associação Americana de Cafés Especiais.

A primeira edição do torneio, realizada no ano passado, contou com 41  concorrentes.. Para a edição internacional, realizada nos Estados Unidos, foram selecionados produtos de 11 países e o café brasileiro ficou em quarto lugar, na frente dos de  outros países  com forte tradição em bons grãos, como Colômbia, El Salvador e Costa Rica. A pontuação brasileira (82,42 numa escala de 0 a 100)  ficou apenas 1,41 abaixo do primeiro colocado, da Guatemala.

Processos da etapa nacional

Foram inscritas mais de 50 amostras de café de produtores que  possuem a certificação da Rede de Agricultura Sustentável. Os grãos verdes são enviados aos técnicos do Imaflora que farão a recodificação do produto de maneira a não serem identificados. Os grãos recodificados serão enviados ao Centro de Excelência de Café de Patrocínio. Depois de torrados e moídos, todos sob as mesmas condições, juízes credenciados pela Specialty Coffee Association of America (SCAA) farão a análise sensorial do café com base em dez atributos: aroma, uniformidade do lote, ausência de defeitos de bebida, doçura intrínseca do grão, sabor, acidez, corpo, harmonia (equilíbrio entre sabor, acidez e corpo), finalização e avaliação global.

Os doze primeiros colocados concorrerão na etapa internacional  que será realizada durante a Conferência Anual da Associação Norte Americana de Cafés Especiais, na Califórnia, em abril de 2010.

Sobre a RAS

A Rede de Agricultura Sustentável é uma coalização de ONGs conservacionistas, com representação em oito países e que alia os produtores responsáveis aos consumidores ambientalmente conscientes por meio do selo Rainforest Alliance Certified. Foi formada na década de 90 com o objetivo de desenvolver padrões socioambientais para a agricultura e, desde então, atua em 22 países.

Sobre o Imaflora

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agrícola. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo

Informações

Fátima Nunes – MTb 13.100
FN Comunicação Estratégica
(11) 3815.8162/ 8274.5553
fatimanunes@uol.com.br

 

Veja tambÉm: