Consumo

Sindicafé-SP realiza Curso Avançado de Avaliação de Café

 

postado em 12/05/2009 | Há 9 anos

Será realizado de terça a sexta-feira da próxima semana (19 a 22), no CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé-SP, o 7º Curso Avançado de Avaliação de Café sob Metodologia SCAA – Specialty Coffee Association of America/Associação Americana de Cafés Especiais.

A SCAA é a entidade líder do mercado dos cafés especiais, pois além de criar conceitos e estruturas de promoção, possui o único programa de certificação de juízes de cafés especiais, tendo certificado mais de 300 profissionais de diversos países. A ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café possui acordo de cooperação técnica com a SCAA e o laboratório do CPC é um dos certificados pela entidade americana para aplicação de exames de certificação de juízes SCAA e de Q Graders.

Os cursos avançados oferecidos no Brasil, sob condução de Ensei Neto, membro do TSC-SCAA (Comitê de Normas Técnicas da SCAA) e juiz certificado SCAA, apesar de seu caráter como curso livre, tem oferecido profunda capacitação para avaliação sensorial de café a partir de sólidos conceitos científicos.

Nesta 7ª Turma, uma novidade: será introduzido novo modelo inovador de Interpretação de Percepções Sensoriais que está sendo desenvolvido por Ensei Neto e seus colegas do Subcomitê de Certificação de Laboratórios e Juízes da SCAA. A partir de recentes estudos e comprovações da área de fisiologia médica adicionados de testes estatísticos, um novo grupo de exercícios tem permitido aos alunos melhor identificação e interpretação de algumas percepções sensoriais, tanto aquelas ligadas à olfação como à gustação e tato. Dessa forma, a avaliação de café pela Metodologia SCAA acaba conferindo maior precisão ao resultado, uma vez que é expresso numericamente numa escala decimal de zero a cem pontos SCAA.

“O curso avançado, além de proporcionar excelente preparo para posteriormente alguém prestar o exame de certificação de juiz SCAA, oferece interessantes ferramentas não apenas para avaliar a qualidade de um café, mas, também para o nosso autoconhecimento e aplicação no dia-a-dia”, explica Neto. As informações são da assessoria de imprensa do CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé-SP.

Inscrições e informações: Flavia Santiago – (11) 3258-7443
CPC – Centro de Preparação de Café do Sindicafé-SP
Praça Dom José Gaspar, 30 – 21º andar – centro – São Paulo/SP

 

Veja tambÉm: