Mais Café

Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia começa na próxima sexta-feira na Praça da Liberdade

Mostra de Ciência, Inovação e Tecnologia começa na próxima sexta-feira na Praça da Liberdade

 

postado em 12/09/2017 | Há 2 meses

Entre os dias 15 e 17 de setembro, o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, será sede da Mostra Inova Minas. O objetivo do evento, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), é divulgar para a sociedade projetos de pesquisa que contribuem para solucionar problemas do cotidiano.

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG- participará da programação com degustações comentadas de azeites, vinhos e queijos. Além disso, o ônibus Ciência Móvel vai estar posicionado na Alameda da Educação com degustação de café e divulgação de tecnologias.

No Museu das Minas e do Metal, os pesquisadores da EPAMIG ILCT Junio de Paula e Renata Golin Bueno apresentarão tecnologias para a produção de lácteos mais saudáveis e sustentáveis. Os dois tiveram projetos selecionados para a Mostra de Pitchs (vídeos amadores de curta duração) que acontece durante a Inova Minas.

Renata coordena um projeto que propõe a redução do sódio no queijo prato para deixá-lo mais saudável. "Usamos três substitutos para o sódio e salgamos os queijos em salmoura, com a substituição parcial de 40% do cloreto de sódio”, explica. Já o projeto conduzido por Junio, propõe um refrigerante lácteo sustentável produzido a partir de tipos de soros desproteinados, que normalmente são descartados.

Tecnologias à mesa

No prédio Rainha da Sucata, Hub Minas Digital, serão realizadas as degustações comentadas. No dia 15 (sexta-feira), o coordenador do Programa Estadual de Pesquisa Olivicultura da EPAMIG, Luiz Fernando de Oliveira, conduzirá, às 11h e 15h, oficinas de degustação de azeite.

No sábado (16), o tema será vinho. A enóloga Isabela Peregrino apresentará as tecnologias desenvolvidas pela  EPAMIG que estão possibilitando a produção de vinhos finos no Sudeste Brasileiro. As degustações também serão realizadas em dois horários, às 11h e às 15h. Os pesquisadores da EPAMIG ILCT Adauto Lemos e Fernando Magalhães conduzirão as oficinas de degustação de queijos que acontecem no domingo (17), também às 11h e às 15h.

As oficinas de degustação são gratuitas e as inscrições devem ser feitas na data e local do evento. As vagas são limitadas a 20 participantes por turma.

Fonte: Epamig

 

Veja tambÉm: