XÍCARA DE CAFÉ EM UMA MÃO E O MOUSE NA OUTRA

16 de janeiro de 2012 | Sem comentários Especiais Mais Café
Por: Comunidade Manejo da Lavoura Cafeeira

XÍCARA DE CAFÉ EM UMA MÃO E O MOUSE NA OUTRA


 



 


Saiba como utilizar as redes sociais para incrementar o e-commerce do grão


Xícara de café em uma mão e o mouse na outra


 


Quando não estão nas cafeterias, é na Internet que os amantes de cafés se encontram. As redes sociais são ponto de encontro para quem quer trocar ideias ou simplesmente manifestar seu apreço pela bebida. Como fizeram mais de 500 mil pessoas que clicaram “curtir” em uma comunidade nomeada Coffee no Facebook. No Twitter, algumas marcas chegam a ter mais de 1,5 milhão seguidores. A febre é tanta que foram criadas redes específicas para os coffeelovers, onde só quem realmente entende do assunto participa.  Uma das mais ativas é a Barista Exchange (www.baristaexchange.com).

Com toda essa interação acontecendo no mundo virtual, produtores e torrefadores que apostarem nas novas tecnologias para a promoção de sua marca podem se dar bem. Segundo a gerente de marketing e novas mídias da Specialty Coffee Association of America (SCAA), Tara Shenson, as vendas dos produtos podem ser incrementadas com uma política de comunicação na internet. “O e-commerce pode ser altamente incrementado pela integração das mídias sociais, particularmente agora que existe tecnologia que permite compartilhar os itens nas redes sociais a partir da própria loja online”, explica, referindo-se às opções de “curtir” e “twittar”, que podem ser incorporadas ao site da empresa.

Além de utilizar os recursos em sua própria página, a empresa também pode se inscrever nas novas mídias e utilizá-las para atingir o consumidor. Tara ensina: “primeiro, a empresa precisa estabelecer seus objetivos de comunicação e um plano para tal. A partir daí, procurar uma ou duas redes que sejam mais adequadas para conectá-la com o seu público-alvo”. A especialista aproveita para lembrar que nem todas as redes são iguais. O Facebook, recomenda, é a rede social mais indicada para o começo, pois tem a maior base de usuários, oferece personalização extensa e suporta ações de publicidade. 

Se a procura da marca for de um público mais específico, conhecedor a fundo das artes do café, o melhor é apostar nas redes especializadas. A Barista Exchange, por exemplo, é utilizada para conexão com profissionais e entusiastas. “Se você estiver fornecendo um produto ou serviço que é específico para o café profissional, esses sites provavelmente serão uma ótima maneira de alcançar esse público-alvo”, comenta Tara. O ideal é estudar cada espaço para que a escolha seja feita baseado em conhecimento de mercado.

CONEXÃO DIRETA
Mais do que impulsionar as vendas, as redes sociais devem ser um canal de comunicação com o público, fortalecendo a marca. Tara conta que podemos ver uma correlação direta entre atividades sociais e crescimento de vendas, mas o objetivo principal não deve ser esse. Uma relação mais íntima é a chave para o crescimento de uma clientela fiel. As redes sociais são ferramentas, analisa a especialista, e estes espaços irão fornecer a capacidade de se conectar a uma comunidade muito maior de clientes. Simplesmente estar presente nelas não é uma garantia de aumento de vendas.

No entanto, alguns erros podem ser cometidos na tentativa de aproximação virtual, e eles podem colocar tudo a perder, alerta a especialista. O mais comum deles é a prática do spam, que consiste em bombardear um ambiente com mensagens desinteressantes. “É importante pensar em redes sociais como ferramentas e usá-las com a intenção de atingir objetivos específicos, isto é, ir do ponto A ao ponto B. Mensagens repetitivas de promoção de seus produtos ou serviços terá o efeito oposto do que você está pretendendo. A melhor abordagem é equilibrar os esforços promocionais com genuína interação e construção de relacionamento”, recomenda Tara.


fonte: NUCOFFEE

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