Xícara de café demanda 140 litros d’água

A organização ambientalista aplicou um indicador elaborado pela Universidade de Twente, na Holanda, para registrar a “pegada hídrica”
 
O cálculo de 140 litros para uma xícara de café compreende, segundo a organização, a água usada no cultivo do pé de café
 
Agência Estado


Da AFP noticias@band.com.br

A produção de uma xícara de café exige 140 litros d’água, anunciou a organização de proteção do meio ambiente WWF (Fundo Mundial para a Natureza), em comunicado divulgado nesta quarta-feira à margem do Fórum Mundial da Água, celebrado em Marselha, sul da França.


A organização ambientalista aplicou um indicador elaborado pela Universidade de Twente, na Holanda, para registrar a “pegada hídrica” da xícara de café, que leva em conta o impacto de toda a cadeia de produção na fonte de água doce.


O cálculo de 140 litros para uma xícara de café compreende, segundo a organização, a água usada no cultivo do pé de café, na colheita, no transporte, na venda e no preparo, explicou a ONG. O indicador inclui, ainda, o volume d’água necessário para a fabricação da xícara em que se bebe o café.


Se forem adicionados leite e açúcar ao café e se um copo de plástico for empregado para servir a bebida, “a pegada hídrica” de uma xícara de café passará para 200 litros, com variantes se o açúcar for branco, procedente da beterraba, ou mascavo, da cana-de-açúcar, acrescentou.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.