Expocacer e produtores estarão presentes em um dos principais eventos da Europa
A colheita do café no Cerrado Mineiro iniciou há alguns dias e a qualidade dos grãos da nova safra serão conferidos em uma das principais feiras da Europa, a World of Coffee, que acontece nos próximos dias 27, 28 e 29 de junho.
Em uma iniciativa conjunta com a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) vai apresentar um portfólio diversificado, com o objetivo de promover a primeira Denominação de Origem de Cafés do Brasil, o Cerrado Mineiro, e os 40 lotes de cafés especiais produzidos por seus cooperados.
A Expocacer estará juntamente com cooperativas e produtores de outras regiões com Indicação Geográfica do Brasil, que serão representados com os melhores cafés, mostrando a diversidade sensorial do país através desses terroirs, processos e diferentes cultivares.
“A BSCA, em parceria com as regiões com indicação geográfica, apresentará os cafés dessas regiões no Brew Bar do estande do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, um projeto da BSCA com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil)”, explica Vinicius Estrela, Diretor Executivo da BSCA.
A World of Coffee será realizada em Copenhagen, na Dinamarca, e contará com cafeicultores, torrefadores, dealers (revendedores), clientes, importadores e representantes das principais origens do globo, disponibilizando aos participantes uma programação que inclui campeonatos mundial do café e de concorrência de novos produtos que serão avaliados pela qualidade e valor para a indústria de cafés especiais; premiações de design de marca e embalagem de café; salas de cupping; espaço inclusivo para intercâmbio de conhecimentos e contatos dentro da indústria do café; palestras; salas exclusivas para compradores de varejo; além de oficinas.
Durante o evento, a Expocacer e seus cooperados estarão presentes oferecendo rodadas de cuppings dos lotes, possibilitando assim que os visitantes da feira conheçam os cafés e os produtores.
“A World of Coffee não apenas celebra a excelência do café, mas também representa uma oportunidade única de compartilhar e apreciar o trabalho dedicado de nossos cooperados”, destaca a Gerente de Cafés Especiais da Expocacer, Sandra Moraes.
De acordo com a pesquisa realizada pela Brainy Insights, que avaliou o avanço do consumo global com dados a partir de 2021, a Europa é um importante polo para os cafés especiais, com participação de 46,21% da receita registrada no mesmo ano. O continente europeu é também o principal destino das exportações do Brasil, representando mais de 50% dos embarques.
Na Expocacer, a maior cooperativa exportadora de cafés do Sistema Região Cerrado Mineiro, a Europa representa cerca de 30% da destinação de cafés especiais da cooperativa.
“O mercado europeu é um dos principais compradores de cafés dos produtores da Expocacer. É um mercado alinhado com os produtos que a cooperativa tem a oferecer, que tem como pilares a qualidade dos grãos e as práticas sustentáveis na produção”, completa a Gerente de Cafés Especiais da Expocacer, Sandra Moraes.
De acordo com a BSCA, o mercado brasileiro de cafés especiais é promissor, com crescimento de cerca de 15% ao ano e tem como diferencial atributos exclusivos com a diversidade, qualidade, origem (rastreabilidade) e práticas sustentáveis.
ASCOM EXPOCACER – Por Anna Lívia Leal
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura