Volume de exportações cresce, mas economistas descartam recuperação

Por: O Estado de S. Paulo

23/04/09


Adriana Chiarini


Em março, pela primeira vez desde setembro, quando a crise global se agravou, o volume físico das exportações aumentou ante o mesmo mês do ano anterior, segundo dados da Fundação Centro de Estudos de Comércio Exterior (Funcex). A alta foi de 2,54%. Em valor, as exportações, de US$ 11,8 bilhões no período, ainda ficaram abaixo dos US$ 12,6 bilhões no mesmo mês de 2008. A razão da queda foi a redução média de 9% nos preços.


Para economistas, o leve aumento do volume físico ainda não é motivo de comemoração. “Não é tendência. Março do ano passado foi um mês atípico por causa da greve da Receita Federal”, disse Sandra Rios, sócia-diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (Cindes).


Fernando Ribeiro, responsável pelo Boletim de Comércio Exterior da Funcex, disse que o aumento não pode ser considerado uma recuperação. Além disso, o mês passado teve dois dias úteis a mais que março de 2008. “Comparando com março de 2007, que foi um mês normal, houve queda de 17,3%”, disse Ribeiro.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.