Melhora do clima começa a pressionar preço
O retorno das chuvas em volumes significativos, desde a última semana, começa a trazer alívio a cafeicultores de arábica da maioria das regiões produtoras do Brasil. A avaliação foi divulgada nesta quinta-feira (6/11) pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
“Esse cenário tem impulsionando as floradas, principalmente no cinturão produtivo mineiro. Com a melhora do clima e a recuperação das lavouras, as cotações da variedade no mercado doméstico chegaram a cair nos últimos dias”, informaram os pesquisadores.
O indicador do arábica, com base em São Paulo, fechou a R$ 441,49 por saca de 60 quilos na quarta-feira (5/11), elevação de apenas 0,6% em relação à quarta anterior.
Em relação aos cafezais de robusta, no Espírito Santo, as condições climáticas têm sido favoráveis, mesmo com as altas temperaturas. De acordo com o Cepea, a expectativa é que, se o cenário atual se mantiver, com chuvas intercaladas com dias de sol, produtores poderão colher bom volume na safra 2015/2016.