A Volcafe e a Simao Arabicasm Coffee Company (SACCO) estabeleceram uma joint venture para exportar café arábica chinês em uma cerimônia realizada em Pu’er City, China, em 22 de outubro. A nova companhia, Yunnan Volcafe Ltd, produzirá, processará e exportará grãos verdes da região produtora de café chinesa, Yunnan.
“Novas origens demoram décadas para se estabelecer, de forma que é um acontecimento raro para um player global trazer uma cultura nova ao mercado”, disse o diretor de desenvolvimento de negócios para a Ásia da Volcafe, Mark Furniss. “Nosso compromisso é um reconhecimento dos esforços concertados da China para desenvolver sua indústria de café, de produtor local para fornecedor global”.
A Volcafe será a proprietária majoritária da nova companhia, que usará a rede de compras da SACCO, bem como as instalações de moagem e depósito de café em Pu’er City.
“O café arábica suave chinês ainda é relativamente novo no cenário mundial de café, mas está melhorando sua consistência, o que significa que está crescendo rapidamente em aceitação pelos torrefadores globais”, disse o chefe de commodities globais da companhia matriz da Volcafe, ED&F Man, Jan Kees.
A SACCO tem sido ativa na exportação de café da região de Yunnan há mais de uma década. Seus atuais gestores serão transferidos à nova empresa e se tornarão funcionários da Yunnan Volcafe.
A Volcafe é uma das maiores comerciantes de café do mundo, com operações em 15 países produtores de café e escritórios de vendas em nove regiões destinatárias.
A Volcafe disse que foi uma das maiores compradoras, a nível Free On Board (FOB), da colheita de café de Yunnan, de rápido crescimento, nos últimos 10 anos. A empresa disse que a colheita está agora regularmente em mais de um milhão de sacas.
A reportagem é do http://gcrmag.com. / Tradução por Juliana Santin