Vinhos e Cafés

7 de setembro de 2007 | Sem comentários Cafeteria Consumo
Por: O Povo

Vinhos e Cafés


Jorge Cals





01/09/2007 03:35

Clique para ampliar fotoUm belo
 Um belo “Magret de Canard”, gordo e saborosíssimo Vai bem com um tinto com pouco tanino (Divulgação)

Esta semana tive a sorte de degustar um excelente vinho, na companhia de uma amiga não menos excelente, inteligente, culta e magra. Era um vinho chileno do Vale do Colchagua produzido pela Estampa empresa que está se especializando em assemblages, isto é, mistura de castas diferentes de uvas na produção de vinhos. O que tomamos era um D.O. mistura das castas Malbec e Petite Syrah, safra 2006, vendido ao preço de R$ 45,00, mas, que desenvolve e proporciona prazeres de muito mais. A filosofia de trabalho da Estampa está direcionada para aperfeiçoar a ôassemblage®, uma arte que consiste em combinar duas ou mais castas nobres, cada qual portando suas características, para conseguir produzir vinhos excepcionais de grande elegância e personalidade, aproveitando o que de melhor existe em cada casta, de tal forma que a qualidade final do vinho é normalmente superior à soma das qualidades individuais das castas componentes, pois estas qualidades se complementam, aperfeiçoando a qualidade final.

Este Estampa, vermelho intenso, aroma um pouco fechado, lembrando frutas frescas vermelhas como cerejas e amoras, com pouca madeira lembrada por uma leve baunilha, com taninos suaves, na intensidade correta, um vinho elegante, combinou maravilhosamente bem com o ôMagret de Canard® que estávamos saboreando. Aí todo mundo diz que sou louco por magreza, mas, para os que não sabem, o nome ôMagret de Canard® poderá ser traduzido como ôPeito do Pato® não tendo nada a ver com magreza, pelo contrário é um prato bastante gordo, preparado com o peito sem retirar nem a pele nem a gordura adjacente. Resumindo, foi tudo muito delicioso.

Dia destes, nesta mesma semana, a administração do Café Pagliuca um dos poucos restaurantes de Fortaleza onde se pratica um autêntico almoço executivo, convidou-me para participar de um almoço experimental, preparativo para o lançamento de pratos com carne de avestruz em seu cardápio. O filé de avestruz preparado pelo excelente chef Manuel, com molho à base de rodelas de alho porró, estava simplesmente divino, harmonizando maravilhosamente com um soberbo Bourgogne. Mas, o melhor de tudo foram os charutos dominicanos degustados ao final, acompanhados de um “Sambuca com Moscas”. Desejo sucesso ao Pagliuca no seu pioneirismo e espero que o cearense passe a gostar destas novas iguarias que poderão ser feitas com carne de avestruz, sem preconceitos.

Convidado pela Inara Almeida e Marisa Quixadá, participei de um jantar-degustação para a Imprensa, assinado pela culinarista Luciana Deonsouzis, no Caffé Castagno, composto de Entradas, Comidinhas Leves, Massas e Sobremesas, tudo apropriadamente acompanhado por vinhos brancos, tintos e espumantes e sendo competentemente encerrado com um café espresso.

O ambiente do Castagno é agradabilíssimo, tudo muito bem decorado em tons de café e marrons e ainda melhor equipado com mesas e cadeiras confortáveis dispostas interna e externamente, criando um ambiente apropriado para os fumantes e charuteiros. São mais de 100 lugares para serem utilizados nos mais diversos deleites sendo que a alma da loja é o café, segundo sua proprietária Deborah de Queiroz.

Uma novidade que muito me agradou é que o Castagno vai lançar o ôCafé Coado®, que adoro e do qual guardo uma saudosa memória. Há tempos que não é servido em cafés e restaurantes. Evidentemente que o pó é o produto de um blending especial da casa composto de cafés mineiros sendo 70% do Sul de Minas e 30% do Cerrado. Fico aguardando ansiosamente, pois tal café me transporta aos tempos de infância, quando, pelo agradável aroma, a casa inteira ficava sabendo que tinha sido passado um saboroso café novo, confirmado pelo deleite ao se tomá-lo.

Pelo que ficou dito esta foi uma semana de eventos agradáveis e promissores de que dias melhores estão por vir. Espero aproveitá-los todos. Aos nossos fiéis leitores um bom final de semana recheado de jantares e almoços com pratos deliciosos, harmonizando com vinhos maravilhosos e encerrando com licores ou cognacs supimpas. Tudo isto em companhias agradáveis.

Saúde !!!!!! Saudações Vínicas.



Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.