Vinhos de alta qualidade são produzidos com uvas da Fazenda Epamig em São Sebastião do Paraíso

19 de setembro de 2013 | Sem comentários Produção Sustentabilidade

Novidade é o que não falta na Hora Certa Cooparaiso. Em meio a maior feira de negócios da região, produtores de café testemunharam que Minas Gerais está ingressando com força no grupo de Estados que produzem vinhos finos no Brasil. Além disso, a produção de azeitonas e a extração de azeite de oliva, que alcançou índices de acidez entre 0,2 e 0,7%, sendo classificado como virgem extra – com a qualidade similar aos melhores azeites do mundo – está oferecendo aos produtores alternativas rendosas na atividade rural.


A presença do estande móvel da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), na Hora Certa, além de apresentar projetos e pesquisas aos produtores, ainda trouxe novidades. “Estamos testando na fazenda experimental de Paraíso algumas variedades de uvas. Enviamos toda a produção para a Epamig de Caldas e os primeiro vinhos foram de excelente qualidade”, explica Mário, técnico da Epamig.


De acordo com ele, estão sendo produzidos nesta fase inicial cerca de 4.000 quilos de uvas em Paraíso, e a tendência é a produção de pelo menos 10.000 garrafas de vinho. “Estamos testando também clones de oliveira, já temos a forte produção de figo verde, a possibilidade da uva, enfim, um mercado novo para que o produtor possa trabalhar em paralelo com sua atividade tradicional como o café”, explica Mário.


As uvas produzidas em Paraíso propiciaram um vinho de elevada qualidade, segundo especialistas do núcleo Tecnológico da Epamig Uva e Vinho de Caldas. Entre as uvas, está a cabernet sauvignon, uma casta para vinhos finos.


”Existem, atualmente, vinhedos experimentais de uva em diversos municípios mineiros, como Cordislândia, Três Corações, Pirapora, João Pinheiro e Diamantina, além de iniciativas com vitivinicultores no município de Andradas, e agora em São Sebastião do Paraíso. O trabalho nesses vinhedos tem como referência o Núcleo Tecnológico de Caldas, onde os pesquisadores testam e avaliam os potenciais do cultivo de uvas de acordo com as condições específicas das regiões mineiras.


Os visitantes ainda puderam degustar a qualidade do azeite produzido em Minas Gerais.


Serviço:


Campanha Hora Certa Cooparaiso
Local: Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar)
Data: 17 a 19 de setembro
Contato: 35 3411 7000

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.