Vietnã planeja expandir o porcentual de café industrializado na produção doméstica anual a 20% até 2020

10 de outubro de 2011 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado

O Vietnã planeja expandir o porcentual de café industrializado na produção doméstica anual a 20% até 2020, disse nesta segunda-feira Luong Van Tu, presidente da Associação Vietnamita de Café e Cacau (Vicofa). “A proporção de café processado na produção anual do Vietnã atualmente é de 3% ou 4%”, disse Tu. “Essa proporção será expandida gradualmente para 20% até 2020, dado que a Nestlé está construindo uma fábrica de US$ 270 milhões no país e a unidade deve entrar em operação em dois anos”, afirmou ele.


Um porcentual maior de café industrializado no volume total produzido anualmente ajudará a aumentar o valor das receitas de exportação do Vietnã e a gerar mais empregos para a população local, acrescentou ele. Executivos da indústria estimam que a safra vietnamita atingirá 21 milhões de sacas de 60 quilos cada, alta de 14% em relação ao ano anterior.Tu prevê que a produção mundial de café na temporada 2011/12 alcançará cerca de 130 milhões de sacas de 60 quilos, ligeiramente abaixo das 133 milhões de sacas colhidas em 2010/11 devido ao clima desfavorável no Brasil.


Depois do esgotamento quase total das ofertas no ano passado, o Vietnã pretende estocar café para impedir uma repetição da escassez. A Vicofa solicitou aos seus membros que elevem as reservas no início do ano-safra 2011/12, e isso levou alguns analistas a prever uma desaceleração dos embarques no início do ano comercial. “O Vietnã estocará 442 mil toneladas de café logo no começo des te ano-safra. Nós ainda não estabelecemos um preço para os estoques alcançarem este nível”, afirmou Tu. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.