fonte: Cepea

Vietnã planeja expandir o porcentual de café industrializado na produção doméstica anual a 20% até 2020

O Vietnã planeja expandir o porcentual de café industrializado na produção doméstica anual a 20% até 2020, disse nesta segunda-feira Luong Van Tu, presidente da Associação Vietnamita de Café e Cacau (Vicofa). “A proporção de café processado na produção anual do Vietnã atualmente é de 3% ou 4%”, disse Tu. “Essa proporção será expandida gradualmente para 20% até 2020, dado que a Nestlé está construindo uma fábrica de US$ 270 milhões no país e a unidade deve entrar em operação em dois anos”, afirmou ele.


Um porcentual maior de café industrializado no volume total produzido anualmente ajudará a aumentar o valor das receitas de exportação do Vietnã e a gerar mais empregos para a população local, acrescentou ele. Executivos da indústria estimam que a safra vietnamita atingirá 21 milhões de sacas de 60 quilos cada, alta de 14% em relação ao ano anterior.Tu prevê que a produção mundial de café na temporada 2011/12 alcançará cerca de 130 milhões de sacas de 60 quilos, ligeiramente abaixo das 133 milhões de sacas colhidas em 2010/11 devido ao clima desfavorável no Brasil.


Depois do esgotamento quase total das ofertas no ano passado, o Vietnã pretende estocar café para impedir uma repetição da escassez. A Vicofa solicitou aos seus membros que elevem as reservas no início do ano-safra 2011/12, e isso levou alguns analistas a prever uma desaceleração dos embarques no início do ano comercial. “O Vietnã estocará 442 mil toneladas de café logo no começo des te ano-safra. Nós ainda não estabelecemos um preço para os estoques alcançarem este nível”, afirmou Tu. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.