Hanói, 25 – As exportações de café do Vietnã devem crescer 42,9% em maio, para 1,5 milhão de sacas (60 kg), de acordo com o Escritório Geral de Estatísticas do país. Em receita, o avanço deve ser de 87,3%, para US$ 103 milhões. No acumulado do ano, os embarques de café do Vietnã somam 7,43 milhões de sacas, volume 17,3% menor que em igual período do ano passado.
As exportações de café vietnamitas na safra 2005/06, que vai de outubro a setembro, devem recuar 12,5% para 10,5 milhões de sacas, de acordo com projeção do ministério do Comércio, por conta de uma esperada queda na produção do país. O ministério atribui a queda à forte seca que atingiu as lavouras na safra 2005/06 e também ao alto custo do diesel, fatores que levaram os produtores a reduzir o cultivo da commodity.
O ministério projeta ainda aumento dos preços de exportação do café entre julho e agosto, meses de forte demanda global. Além disso, o governo trabalha com a projeção de queda nos grandes países produtores, como Colômbia e Brasil. As informações são da Dow Jones.