Vietnã: doença que causa queda dos frutos atinge 5% da safra

16/08/2011
 


Gabriela Mello | Agência Estado

 
Menos de 5% da próxima safra de café do Vietnã foi afetada por doenças que provocam a queda dos frutos, disseram autoridades locais, dissipando temores de que a colheita vietnamita chegará mais cedo neste ano.
 
Segundo dados da Subdivisão de Proteção das Plantações de Daklak, autoridades locais e a companhia de agroquímicos alemã Bayer, cerca de 1 mil hectares foram infestados por doenças que fazem o fruto cair antes da hora das árvores.
 
“Em geral, a situação neste ano não está muito diferente do ano passado”, afirmou Nguyen Viet Hung, do departamento de marketing da Bayer no Vietnã. “Exceto por algumas áreas pequenas em Dac Nong, que estão muito seriamente infestadas por doenças que causam a queda dos frutos.”
 
Os dados contrariam especulações de outras fontes de que até um terço da safra em algumas partes do país pode ter sido prejudicada por doenças neste ano. Notícias veiculadas na mídia local estimam que até 60 mil hectares podem ter sido afetados.
 
“Em algumas partes do Vietnã, as cerejas estão caindo muito cedo”, afirmou Luong Van Tu, presidente da Associação de Café e Cacau do Vietnã. “Algumas pessoas dizem 20% da safra, outras 30%.” Analistas preveem uma grande colheita vietnamita neste ano.
 
O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) estimou que a produção de café do Vietnã pode subir 1,9 milhão de sacas de 60 quilos cada, para um recorde de 20,6 milhões de sacas, conforme os cafeicultores, abastecidos com dinheiro após um ano de altos preços, elevam a produção com insumos como fertilizantes. “O rumo é de que a safra vietnamita chegará mais cedo neste ano e será grande”, disse um trader de Londres. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.