Vietnã deve colher mais arábica; área com conillon recua

30 de novembro de 2005 | Sem comentários Comércio Exportação
Por: Reuters Por Ho Binh Minh






HO CHI MINH CITY (Reuters) – O Vietnã, maior produtor mundial de café conillon, deve colher mais grãos de arábica (tipo mais caro) nesta temporada, enquanto reestrutura o setor cafeeiro e reduz a oferta de conillon.


Nguyen Van An, chefe da Thai Hoa Production and Trading Co., maior exportadora de arábica do país, afirmou na terça-feira que o país produzirá 21 mil toneladas de café arábica nesta temporada, numa área projetada em 20,6 mil hectares.


A estimativa representa um aumento de 16,7 por cento ante as 18 mil toneladas do ano-safra anterior.


O Vietnã, segundo maior produtor de café, depois do Brasil, pretende expandir sua área de arábica para 100 mil hectares até 2010 dentro de um plano de reestruturação do setor de café. Atualmente, o país vende principalmente conillon, usado para produção de café instantâneo.


O ano-safra no Vietnã vai de outubro a setembro.


“O arábica geralmente é colhido durante o período de chuvas. Portanto, sua qualidade permanece baixa, o que dificulta a exportação”, disse An, numa conferência internacional de café.


O Vietnã embarcou 834 mil toneladas de café na safra encerrada em setembro, das quais 13 mil foram de arábica, informou a Associação de Café e Cacau do Vietnã.


O país tem atualmente 450 mil hectares de café, principalmente do tipo conillon, em comparação a 470 mil hectares no ano-safra encerrado em setembro de 2004. O plano é reduzir reduzir a área de conillon para 400 mil hectares até 2010 para garantir o desenvolvimento sustentável.


“No desenvolvimento do arábica, tentaremos evitar a situação do conillon, que cresceu rápido, levando a uma baixa qualidade.”

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.