Via Rural destaca energias renováveis

Por: Folha de Londrina

Café, suínos, caprinos e ovinos, além do turismo rural completam a programação da fazendinha na ExpoLondrina

”Conquistas e desafios da agricultura familiar”. Este será o tema da maquete da Via Rural na ExpoLondrina deste ano. Promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab) de Londrina, em parceria com a Sociedade Rural do Paraná, Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e Prefeitura Municipal, a Via Rural, também conhecida como fazendinha, é uma realização da Emater.

Este ano, serão 35 unidades demonstrativas distribuidas em 10 mil metros quadrados, com destaque para os programas estaduais do Biodiesel, de Caprinos e Ovinos, de Suinocultura e do Café Qualidade Paraná. Pecuária de corte, conservação de carreadores, plantio direto, proteção de nascentes, mata ciliar, conservação e manejo de solo com calcário, olericultura e plasticultura (uso de estufas), pastagem, projeto madeira e fruticultura comercial estão entre as tecnologias expostas na maquete, enumera a gerente regional da Emater em Londrina, Marli Alcântara Parra.

Durante a exposição será inaugurado um centro de degustação de café no Parque Governador Ney Braga, que atenderá produtores o ano inteiro, indefinidamente. ”É importante para o cafeicultor saber que tipo de produto ele tem para poder defender um preço melhor na hora da venda”, explica.

Marli recorda que em 2004, o Ministério da Agricultura treinou técnicos de todo o Brasil, os quais receberam o título de degustadores de café, como os agrônomos da Emater Ildefonso Haas e Romeu Gair, que trabalharão no centro de degustação.

A gerente regional da Emater ressalta ainda o crescimento de 30% no número de produtores regularizados no Programa Agroindústria Familiar, que terá suas instalações ampliadas dentro da Via Rural este ano. ”Serão mais de 30 produtos expostos durante a feira”, calcula. De acordo com Marli, um supermercado da cidade já disponibiliza três gôndolas com alimentos da agroindústria familiar e deverá ganhar outras duas ainda este ano.

Na busca por alternativas para a crise, a Emater aposta na diversificação das atividades agropecuárias. O turismo rural surge, então, como uma nova fonte de recursos financeiros para os produtores, sugere Marli. ”Além do estande na Via Rural, será promovido um encontro de turismo rural que apresentará empreendimentos que deram certo”, informa. Participará do evento o comitê formado por um grupo de profissionais de Londrina, Cornélio Procópio e Maringá, interessado na difusão do turismo rural no Norte do Estado.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.