VENDAS DE PRODUTOS DE MARCAS PRÓPRIAS DEVEM ATINGIR R$ 8,1 BILHÕES EM 2006
CONSUMIDOR LEVA EM CONTA PREÇO E QUALIDADE QUANDO COMPRA PRODUTOS DE MARCA PRÓPRIA
Sobre o Comitê Abras de Marcas Próprias (Compro)
Composto por empresas supermercadistas, atacadistas e da indústria fornecedora de produtos de marca própria e apoiado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o comitê foi criado no ano 2000, para promover o encontro entre fornecedores e varejistas e desenvolver a capacitação técnica de ambos, definir parâmetros de garantia de qualidade, construção de marca e marketing, embalagem, níveis de preço, comunicação e o atendimento às legislações vigentes.
Algumas empresas integrantes do comitê: Condor, Coop – Cooperativa de Consumo, Carrefour, Makro, Rede Smart, Pão de Açúcar, Unisuper e Wal-Mart (varejo e atacado) e ACNielsen, American Safety Razor (ASR), Bigfoods, Boa Vista, Brasfrigo, Camil, Cinalp, Multiformas, Dental Prev, Polares, Poly Epoxy, SGS, Total Química e Virmont (serviços e indústria).
No Brasil existem cerca de 40 mil produtos de marcas próprias, que representam 6% das vendas totais do varejo brasileiro, correspondente a quase R$ 7 bilhões. Além de instrumentos de fidelização do consumidor, contribuem significativamente para o trabalho de diferenciação do varejista diante de seus concorrentes, desenvolvem a indústria nacional, colocam à disposição dos consumidores mercadorias de qualidade com preços mais competitivos e aprimoram o mercado de varejo.