As regiões Sul e Nordeste foram as que tiveram maior aumento na comercialização
Globo Rural – As vendas de café no varejo brasileiro cresceram 0,90% de janeiro a agosto deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Ainda pouco expressivo, o número é reflexo de uma recuperação do consumo, após aumento de preços do alimento durante 2022, quando a média nacional do reajuste foi de 35,4%, consequência do repasse do aumento da matéria-prima em 2021, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).
No entanto, o volume de vendas de julho para agosto é mais significativo, 4,82% maior ao comparar com o mesmo intervalo mensal de 2022. Os dados divulgados nesta segunda-feira (2) pela ABIC foram gerados em parceria com a Horus, empresa de inteligência de mercado que coleta mais de um milhão de notas fiscais mensalmente nos pontos de venda do varejo.
As regiões Sul e Nordeste foram as que tiveram maior aumento na comercialização, com 5,89% e 1,87%, respectivamente, nas vendas acumuladas nos primeiros oito meses de 2023.
De julho para agosto, o café esteve mais presente nos carrinhos de compra, especialmente, no atacarejo, com incidência 3,90% maior. Todas as regiões do Brasil mostraram alta nesse aspecto, liderados pelo Nordeste, com 4,20% a mais, seguido do Norte, aumento de 4%, e com o Sul em terceiro lugar, com 2,80% de acréscimo no período.
Nas gôndolas, o valor médio do produto cresceu 21% até agosto, liderado novamente pelo atacarejo, e a região Sudeste foi a que mais consumiu café no oitavo mês do ano, responsável pela parceria de 21,82% das vendas, quando comparada com outras regiões do país.