Vendas da indústria caem 1,38% em abril – ABIC

29 de maio de 2009 | Sem comentários Consumo Torrefação

A SCIC (Sondagem Conjuntural da Indústria de Café) – pesquisa mensalmente realizada entre as indústrias associadas à Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), desde junho de 2003, mês cujo volume de vendas, chamado de Índice Setorial de Desempenho, foi tomado como base igual a 100 pontos – mostrou que, em abril deste ano, as indústrias tiveram redução em suas vendas.


O Índice Setorial de Desempenho, que desde fevereiro é respondido por 60 empresas, de todos os portos e tamanhos, foi igual a 144,34 pontos no mês passado, o que implicou em uma redução de 1,38% em relação a março deste ano, quando o índice ficou em 146,36 pontos.


“Isto mostra que as vendas do setor de café praticamente mantiveram o mesmo índice. Em relação a Abril/2008, o índice também é superior, embora naquela época a metodologia desta análise fosse diferente, o que não é aconselhável uma comparação quantitativa”, explicou a Abic, responsável pela pesquisa.


Por outro lado, segundo a Abic, “o consumo de café segue firme neste primeiro quadrimestre do ano, demonstrando que o consumo não foi atingido pela crise econômica, à semelhança do que está ocorrendo em outras categorias de alimentos e bebidas”.


Até janeiro deste ano, a Sondagem Conjuntural da Indústria de Café contava com a participação de 28 empresas, contudo, a Abic informou que os números analisados serão diferentes, pois foi ampliada a abrangência da pesquisa.


“O conhecimento do Indice do Mês fornecido pelas empresas permite que a Abic acompanhe e divulgue como estão indo as vendas do setor, mês a mês e de forma consolidada. A abrangência da SCIC, agora ampliada, confere grande credibilidade e será uma ferramenta valiosa para as empresas”.


De acordo com a sondagem, em abril deste ano houve crescimento para as pequenas indústrias. Já as grandes empresas tiveram pequena queda de 1,9%, enquanto que as médias empresas tiveram uma queda maior, de 4,2% nas vendas em relação a março.


As médias móveis de 12 e 6 meses, mostram que as vendas do setor continuam em expansão. “A este resultado positivo, entretanto, vale lembrar que a rentabilidade do setor continua comprometida em função dos preços, que parecem imutáveis há 40 meses, enquanto os custos de produção continuam em expansão”, finalizou. Veja, abaixo, Sondagem Conjuntural do Setor desde junho de 2006.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.