Doze primeiros colocados do torneio de cafés com certificação socioambiental participarão da etapa internacional da competição, nos Estados Unidos
A Fazenda Ipanema, localizada em Alfenas, interior de Minas Gerais, foi a primeira colocada na Segunda Prova Imaflora de Cafés Certificados, com 84,96 pontos, de acordo com a metodologia da Specialty Coffee Association of America (SCAA , em português, Associação Norte Americana de Cafés Especiais) . Em segundo lugar, com 83,03 pontos, ficou o empreendimento Almas, de Cabo Verde, Minas Gerais).
Os dois produtores e os dez colocados seguintes irão participar da final internacional do campeonato de cafés certificados, na Califórnia, Estados Unidos, em abril do ano que vem.
A Prova Imaflora de Cafés Certificados, organizada pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola, foi realizada de 21 a 23 de outubro, na cidade de Patrocínio, Minas Gerais teve por objetivo divulgar o conceito da certificação socioambiental. Os princípios da certificação são acordados internacionalmente pela Rede de Agricultura Sustentável e são identificadas através do selo Rainforest Alliance Certified
O selo, concedido pelo Imaflora, após um rigoroso trabalho de auditoria, garante a origem do café, sua rastreabilidade da fazenda até a xícara e assegura que para produzi-lo, o empreendedor obedeceu a normas que propiciam a conservação do meio ambiente e biodiversidade e que asseguram boas condições de trabalho, saúde e segurança a mão de obra empregada.
A relação completa dos vencedores é a seguinte:
Colocação
Nome do empreendimento
Pontuação segundo metodologia SCAA
Cidade
1
IPANEMA COFFEES
84,96
Alfenas MG
2
ALMAS
83,08
Cabo Verde MG
3
RECANTO
82,95
Machado MG
4
ALTO CAFEZAL
82,32
Patrocinio MG
5
SÃO LOURENÇO
82,2
Varjão de Minas, MG
6
VEREDA
81,89
Rio Paranaíba, MG
7
PANTANO
81,83
Patrocinio MG
8
CAPETINGA
81,43
Três Pontas MG
9
GRAE
81,33
Patrocinio MG
10
N.S FATIMA
81,32
Perdizes MG
11
Fazenda Mirante
81,25
Patrocínio MG
12
Fazenda ÁGUA LIMPA
80,57
Patrocínio MG