O presidente da Anatel, João Rezende, afirmou durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, 18/4, que a era da Internet fixa ilimitada chegou ao fim, assim como já acontece no mobile.
Com isso, o executivo jogou por terra a esperança dos usuários de que a Agência Nacional de Telecomunicações pudesse peitar a decisão das operadoras. As informações são da Agência Estado.
Ao falar sobre os novos planos das operadoras com franquia de dados para banda larga fixa, o executivo alegou que “em nem todos os modelos cabe ilimitação total do serviço, pois não vai haver rede suficiente para todos”.
No entanto, Rezende jogou a culpa de toda a polêmica em torno do assunto nas próprias operadoras. “Acho que as empresas, ao longo do tempo, deseducaram os consumidores, com essa questão da propaganda de serviço ilimitado, infinito. Isso acabou, de alguma maneira, desacostumando o usuário. Foi má educação”, afirmou.
Informação aos usuários
A Anatel publicou nesta segunda um despacho no Diário da União, segundo o qual as franquias com limites só poderão ser adotadas 90 dias depois que a Anatel verificar a correta aplicação das condições impostas no despacho, que incluem fornecer meios para os consumidores acompanharem o seu consumo de dados. O não cumprimento da determinação acarreta multa diária de 150 mil reais.