Variedade café resistente a altas temperaturas é pesquisada em São Paulo

Publicação: 19/04/07

Por: DCI

De acordo com estudo divulgado pelo Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, em 2040 a temperatura de São Paulo estará 3 graus centígrados mais alta.


Segundo o estudo, essa elevação poderia inviabilizar a cultura do café no estado. Trata-se de uma previsão prematura, segundo técnicos como Luiz Carlos Fazuoli, pesquisador do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Até porque as pesquisas no setor avançam no sentido de desenvolver tecnologias para driblar essa questão.


É o que está fazendo Fazuoli e uma equipe de 15 técnicos do IAC. No momento, eles estão empenhados numa pesquisa que visa justamente desenvolver uma nova espécie de café resistente a altas temperaturas. Ainda em fase inicial, o estudo está trabalhando com uma variedade de café derivada do cruzamento entre a espécie Robusta e Arábica. Segundo Fazuoli, a nova variedade, ainda sem nome definido, se mostrou eficiente nos primeiros ensaios realizados nas regiões mais quentes do estado.


Além da pesquisa em curso, duas variedades desenvolvidas pelo instituto, a Catuai Vermelho e Catuai Amarelo, mostram-se resistentes ao calor. 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.