06/08/2009 16:08:05 – jacarezinhonanet
A falta de cuidados e a ações de vândalos que continuam depredando a antiga Estação Ferroviária de Jacarezinho estão deixando o local cada vez mais crítico. Tombada pelo patrimônio histórico há cerca de nove anos, a situação encontrada no local é alarmante. Os vereadores Edílson da Luz (PSDB), Maria Luiza Boberg (PMDB) e Nilton José de Souza, o Dr. Nilton, (DEM) estiveram na antiga estação e constataram que a situação é preocupante.
“Tem que ser feito alguma coisa urgentemente neste local, pois a antiga estação ferroviária está sendo destruída pelo tempo e principalmente por pessoas má intencionadas”, analisa Dr. Nilton.
O local se transformou em abrigo para usuários de entorpecentes, mendigos e andarilhos durante a noite e os vândalos têm a ação facilitada pela baixa luminosidade no local. A América Latina Logística (ALL) foi condenada pelo Ministério Público Federal a restaurar as estradas de ferro da região bem como as estações, mas as obras até o momento não tiveram início.
“É importante que eles realizem estas obras. Pois a antiga ferrovia poderia ser utilizada como um museu ou outra forma de mostrarmos para as futuras gerações a importância que as linhas férreas trouxeram para nossa região”, comenta Maria Luiza Boberg.
No início de 2007 a Justiça Federal intimou a empresa, depois que não foi cumprida a sentença dada em dezembro de 2006. Ela deveria recuperar quatro estações de trem do ramal ferroviário que vai de Marques dos Reis até Jaguariaíva. Além de descumprir a resolução, a ALL não pagou a multa de R% 50 mil por dia de atraso para o início das obras.
“O famoso João Cowboy queria restaurar as antigas instalações das estações para a venda de artesanato e outros produtos, além de viagens de trens para as cidades do Norte Pioneiro. Foi uma grande perda a morte dele que aconteceu recentemente”, destaca Edílson da Luz.
Em Jacarezinho havia duas casas na antiga vila dos trabalhadores da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA) ocupada por moradores que guardavam livros, revistas com mais de trinta anos. Mas a Justiça Federal determinou no último ano a saída destas pessoas, com isto os vândalos levaram uma rica fonte de informações para estudantes e a população em geral sobre a história do município em relação aos trilhos do trem.
História
Inaugurada em 1930, a estação foi construída para suprir a necessidade de transportar a produção paranaense de café, na época a quinta maior do Brasil. Historicamente definiram a região como o “Paraíso da Terra Roxa”.
A produção agrícola do Norte Pioneiro tanto para os centros consumidores paranaenses como para a exportação, via porto de Paranaguá, se tornou imprescindível. “Até a construção da ferrovia, praticamente toda a produção de café da região era enviada para o estado de São Paulo”, enfatiza Dr. Nilton. (Marcos Junior)