Visitar o Vale dos Vinhedos, localizado entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, na Serra Gaúcha é um ótimo programa em qualquer época do ano. Mesmo com inúmeras atrações, a cada nova estação os empreendimentos da região ampliam suas opções para encantar e conquistar cada vez mais a preferência do visitante.
A grande novidade da estação é o lançamento dos vinhos tintos da safra 2005, considerada uma das melhores safras dos últimos tempos. Diversas vinícolas da região já estão anunciando seus lançamentos que, certamente, deverão garantir a conquista de novas medalhas e premiações aos vinhos elaborados no Vale dos Vinhedos. Além do respaldo de uma excelente safra aliado pela competência do enólogo, muitos desses vinhos já estão chegando ao mercado com Selo de Indicação de Procedência Vale dos Vinhedos (I.P.V.V.). Depois do reconhecimento pela União Européia em fevereiro deste ano, a Indicação Geográfica Vale dos Vinhedos ganhou ainda mais força e prestígio no mercado interno devido a grande aceitação do produto brasileiro no exterior.
O roteiro enogastronômico que já é tradicional no Vale dos Vinhedos, agora conta com uma nova atração. Foi inaugurado, há cerca de um mês o Vallontano café, o primeiro café gourmet do Vale dos Vinhedos. No local são oferecidos deliciosos pratos que podem ser harmonizados com vinhos e espumantes da vinícola. As opções servidas no café também reservam surpresas, destacando-se o sanduíche com pão de vinho e o café Vallontano preparado com geléia de uva, castanha e licor de macadâmia.
Novos ambientes e novos vinhos combinam perfeitamente com o clima frio do inverno que chegou antes da hora neste ano. A opção natural para esta época é a visitação às mais de 30 vinícolas situadas no local. Uma oportunidade única de viajar pela história do vinho. Para quem quiser descobrir os segredos do néctar dos deuses e ampliar seus conhecimentos em torno da arte de degustar, há diversas vinícolas que promovem cursos de degustação de vinhos e espumantes. É possível até aprender a abrir um espumante pelo Método Sabrage (abertura da garrafa com o sabre – espada).
Pode-se também optar por um roteiro gastronômico. A comida típica italiana é o ponto forte dos cardápios, mas há opções também da culinária internacional oferecidas pelos restaurantes e osterias da região. Para quem viaja em grupo, outra alternativa é fazer uma reserva em um dos diversos restaurantes localizados no interior das cantinas que oferecem cardápios diversificados.
A região também oferece inúmeras atrações para quem gosta de aproveitar o contato com a natureza. A paisagem natural composta por extensos parreirais é uma atração à parte em qualquer época do ano. A beleza da paisagem destaca-se pelas tonalidades de cada estação. O relevo do Vale dos Vinhedos também permite a realização de caminhadas em meio à mata nativa, contemplando as belezas naturais do local.
História, arte e cultura estão fortemente presentes no Vale dos Vinhedos. Há locais onde se pode conhecer e adquirir exemplares de artesanato e produtos caseiros que revivem a história da imigração italiana. Em outros, os destaques são elementos que retratam os costumes, o trabalho e a religiosidade do povo da região.
Hospedagem — Além dos atrativos locais e naturais o Vale dos Vinhedos ainda reserva uma bela surpresa para quem deseja estender sua permanência na região. Os hotéis e pousadas instalados tanto dentro como fora do Vale, oferecem muito mais do que conforto e tranqüilidade. Os diferenciais nas opções de hospedagem vão desde a arquitetura e decoração de algumas pousadas ao atendimento familiar e hospitaleiro oferecidos nos hotéis.
Dentro da área do Vale dos Vinhedos há três opções de pousadas e um complexo hoteleiro que oferecem infra-estrutura adequada para quem procura conforto e descanso ou para quem prefere lazer e descontração. Há ainda um empreendimento em fase final de construção que oferecerá hospedagens de lazer, negócios e também tratamentos estéticos vinhoterápicos.
fonte: CONCEITO.COM