Pedido foi aceito pelo Inpi com base em pesquisas de comprovação da tipicidade dos produtos
15/09/2012
Os vinhos e espumantes produzidos no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves (RS), receberam o primeiro registro de Denominação de Origem (DO) do Brasil. O pedido foi aceito pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) com base em pesquisas de comprovação da tipicidade dos produtos, realizadas pelos produtores com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura.
Em nota, o Ministério da Agricultura explica que numa articulação entre os produtores da região da Serra Gaúcha e o Centro Nacional de Pesquisa Uva e Vinho, da Embrapa, foi delimitada a área geográfica e suas características que determinam a qualidade especial dos vinhos, promovendo a avaliação sensorial dos produtos e dando todo o suporte técnico necessário ao registro.
O governo chama a atenção para o fato de a região do Vale dos Vinhedos já possuir o mesmo registro na União Europeia desde 2010. A coordenadora de Incentivo à Indicação Geográfica de Produtos Agropecuários do Ministério da Agricultura, Beatriz Junqueira, observa que o reconhecimento confere aos produtos da região um diferencial no mercado.
– A DO revela a qualidade diferenciada, controle, rastreabilidade, garantia da origem e tradição – diz a coordenadora.
Outros produtos agropecuários registrados como indicação de procedência são: os queijos do Serro e da Canastra (MG), os cafés do Norte Pioneiro do Paraná, do Cerrado Mineiro e da Serra da Mantiqueira, o cacau da Região de Linhares, as cachaças de Salinas (MG) e de Paraty (RJ), o couro acabado do Vale dos Sinos (RS), a carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional (RS), as uvas de mesa e manga do Vale do Submédio São Francisco (BA e PE), entre outros.