Depois de vários meses de especulação sobre a nova direção da Vale, saiu o comunicado oficial da empresa: após reunião realizada ontem, os acionistas controladores da Valepar comunicaram à Vale a indicação de Murilo Pinto de Oliveira Ferreira para assumir o posto de Diretor Presidente da Vale, a partir de 22 de maio de 2011, após o término do mandato do atual Diretor Presidente, Roger Agnelli.
Segundo o comunicado a indicação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Vale. Murilo Ferreira, 58 anos, é graduado em Administração de Empresas pela FGV-SP, pós-graduado em Administração e Finanças pela FGV-RJ e possui especialização em M&A (fusões e aquisições na sigla em inglês) pela IMD Business School, Lausanne, Suíça. O executivo atua há mais de 30 anos no setor de mineração.
Trabalhou na Vale no período entre 1998 e 2008, atuando em diversos cargos executivos. Murilo Ferreira foi indicado pelos acionistas controladores a partir de uma lista tríplice preparada por empresa internacional de seleção de executivos.
Tito Martins, um dos prováveis nomes da lista, e até semana passada o mais cotado a assumir a presidência da mineradora, teria sido vetado após o desagrado do sindicato de trabalhadores canadenses segundo reportagem do jornal Folha de São Paulo.
Martins esteve à frente da Inco, braço da Vale no Canadá, durante um período difícil e de greve dos trabalhadores da empresa. A mineradora não perdeu a oportunidade de reiterar seu reconhecimento a Roger Agnelli pelo sucesso na condução da Vale nesses últimos anos, contribuindo para que a companhia alcançasse a posição de destaque que desfruta atualmente, no Brasil e no exterior.
A Vale aproveitou o embalo do anúncio e ratificou a aprovação para pagamento da primeira parcela da remuneração mínima aos acionistas em 2011 no valor total bruto de US$ 2 bilhões.