Vaivém das commodities – IMPORTAÇÃO DE CAFÉ
Jornal: Folha de S. Paulo
Data Publicação: 25/11/09
MAURO ZAFALON
IMPORTAÇÃO DE CAFÉ
A Colômbia já importou 900 toneladas de café e derivados de café do Brasil de janeiro a outubro deste ano, somando US$ 2,9 milhões. Em volume, o avanço é de 862% sobre igual período de 2008; em dólares, de 800%. Os dados são do Ministério do Desenvolvimento.
TRADIÇÃO
A Colômbia tradicionalmente complementa a demanda interna com importações do Brasil, Equador e Peru. As compras são principalmente de cafés solúvel e arábica em grão -este último com uma semitorra para evitar problemas fitossanitários.
ACIMA DO NORMAL
Neste ano, no entanto, as compras colombianas estão acima do normal devido à quebra de safra no país. A produção de 2009 deve ficar em apenas 8,3 milhões de sacas, abaixo dos 10,5 milhões normais.
OS MOTIVOS
A elevação dos custos fez os colombianos utilizarem 20% menos fertilizantes na cultura do café, que também começa a ser plantado em área não sombreada e mais suscetível a problemas climáticos.
RENOVAÇÃO
A redução de safra ocorre também porque os colombianos estão fazendo uma renovação dos cafezais, diminuindo o número de plantas em produção. Devido à falta de clareza nos contratos, muitos produtores recebem o dinheiro do governo mas deixam de replantar o café.