UTZ vê aumento de 50% na produção de café certificado

16 de fevereiro de 2009 | Sem comentários Produção Sustentabilidade

UTZ vê aumento de 50% na produção de café certificado
(13/02/2009 14:40)
No mundo atual, o conceito de qualidade de café se difunde cada vez mais entre os consumidores. O sabor é importante, porém também as condições em que se produz são levadas em conta. A UTZ Certified, organização não-governamental que desenvolve a certificação de café responsável, aponta que esse tipo de grão vem tendo um aumento na demanda e que suas vendas, ao longo do ano passado, cresceram quase 50% em relação a 2007.


De acordo com Vera Espindola Rafael, coordenadora de certificação da UTZ, se busca um crescimento ainda maior para esse tipo de café e algumas medidas nesse sentido estão sendo tomadas. Em janeiro deste ano, a organização publicou novos documentos de certificação, denominados “Good Inside”. Tais documentos incorporam a experiência obtida ao longo dos últimos anos e facilitam as boas práticas agrícolas e as adequações para certificação.


“Os produtores certificados pela UTZ cumprem um Código de Conduto, que é um conjunto de critérios para práticas do cultivo do café, social e ecologicamente responsáveis e um manejo eficiente da lavoura. Durante os últimos dois anos a UTZ tem trabalhado de forma bastante direta com sócios do campo, indústrias e organizações não-governamentais no desenvolvimento de um novo código realista, que cumpra com as necessidades e com as exigências das partes envolvidas”, sublinhou Vera.


Segundo a coordenadora, o resultado desse trabalho permitiu um enfoque para melhor constantemente a forma de produção. Os cafeicultores anualmente demonstram melhorias na aplicação das práticas sustentáveis, maximizando dessa forma o impacto positivo na produção. Os documentos do novo código permitem ao consumidor estar seguro quando adquire um produto com certificação UTZ, sabendo que aquele café terá as características necessárias de respeito ao meio ambiente, aos aspectos sociais, entre outros.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.