Uso de adubos e defensivos caiu 50% no sul de MG, indica Cooparaiso

Com a crise global e os efeitos sobre os preços do café, com a considerada baixa remuneração e os altos custos, a utilização de adubos e defensivos caiu 50% na região de atuação da Cooparaíso (Cooperativa Regional dos Cafeicultores de São Sebastião do Paraíso), que atua no sul de Minas Gerais e na região Mogiana de São Paulo.


Marcelo Almeida, engenheiro agrônomo, gerente do Departamento de Gestão do Agronegócio da Cooparaíso, observa que as vendas de adubos caíram 40% na temporada no sul de Minas Gerais, com os produtores usando de 40% a 50% menos adubos. Já o uso de defensivos granulados caiu 50%. Isso ocorre diante da descapitalização do produtor e dos custos elevados com recentes aumentos nos preços dos insumos.


Para Almeida, o quadro é preocupante para a próxima florada, diante do fato de que os cafeicultores não fizeram a adubação adequada. Se houver um longo período de estiagem, como ocorreu ano passado, a situação ficará bem complicada para a safra que será colhida em 2010.


Os produtores do sul de Minas Gerais, segundo o engenheiro agrônomo, ainda não receberam financiamentos para a colheita da safra, o que é um problema diante dos altos custos neste período, com mão-de-obra cara e de difícil obtenção. “Muitos produtores por isso tudo estão querendo largar o café e partir para a cana-de-açúcar”, observou Almeida.


As informações partem da Agência safras.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.