SÃO PAULO – A produção de café na Índia deve aumentar 2% em 2012/13, para um recorde de 5,3 milhões de sacas de 60 quilos, favorecida pela melhora do clima e das técnicas de manejo, previu hoje o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).
Muitas indústrias esperavam um declínio na colheita do país, depois que uma severa seca atingiu as lavouras no início deste ano. Mas, apesar do lento início do período de monções entre junho e setembro, as chuvas vieram a tempo de beneficiar os plantios.
Em setembro, a associação de Plantadores de Karnataka (Estado que responde por 70% da produção de café da Índia) estimava a safra 2012/13 em cerca de 300 mil toneladas, ou 5 milhões de sacas de 60 quilos.
Ainda assim, as exportações indianas na atual temporada podem recuar devido ao aumento dos estoques globais, segundo o USDA. A previsão é de uma queda de 300 mil sacas, para 5,5 milhões de sacas — abaixo do recorde de 5,8 milhões de sacas vendidas ao exterior em 2011/12.
Os preços da variedade robusta, que representa mais de 60% das exportações indianas, têm sido relativamente estáveis, apesar da forte demanda. Os principais países exportadores aumentaram os embarques de robusta em 13% no ciclo 2011/12, para 41,8 milhões de sacas, segundo relatório divulgado no início de novembro pela Organização Internacional do Café (OIC, na sigla em inglês).
A Índia é o terceiro maior produtor de café da Ásia, atrás do Vietnã e da Indonésia.
Fonte: Valor Econômico 16/11