USDA estima produção mundial 2009/10 em 127,4 milhões de sacas

Por: Agência Safras

A produção mundial de café em 2008/09 deverá totalizar 127,4 milhões de sacas de 60 quilos, recuo de 7,3 milhões de sacas contra o ciclo anterior, que foi recorde (134,8 milhões de sacas), de acordo com projeção do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgada há pouco no site da entidade. A safra brasileira 2009 está estimada em 43,5 milhões de sacas, recuo de 8 milhões de sacas na comparação com a safra anterior. As perdas ocorrem por conta do ciclo bianual do arábica. Apesar das perdas, as árvores cafeeiras se beneficiaram das boas condições climáticas durante a florada e o desenvolvimento vegetativo, o que compensou a redução nos tratos culturais devido aos altos custos dos fertilizantes e da mão-de-obra. A safra do Vietnã para 2009/10 está projetada em 18,4 milhões de sacas, recuo de 1,3 milhão de sacas na comparação com 2008.


Conforme avaliação do USDA, os estoques finais de café nos países produtores e importadores deverão cair 4,8 milhões de sacas, totalizando 35,3 milhões de sacas em 2009/10. Os estoques dos países importadores estão em níveis estáveis, com média de 22 milhões de sacas nos últimos sete anos. Em contraste, os estoques dos países produtores caíram de 20 milhões de sacas em 2003/04 para 13 milhões de sacas em 2009/10. Os estoques de café dos países produtores têm caído principalmente por conta dos leilões públicos no Brasil, ao mesmo tempo em que os ciclos produtivos do arábica também influenciam os níveis das reservas.


O Departamento destacou também em seu relatório a valorização do indicador de preço da Organização Internacional do Café (OIC). O indicador composto subiu 16% de março para maio, por conta principalmente da elevação de 50 centavos nos preços da categoria mundialmente conhecida como Suaves Colombianos. Antes do movimento, os preços do café estavam na ascendente desde março de 2008, com os fundos de hedge reduzindo suas posições com café no intuito de cobrir margens em outros investimentos.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.