Unidade de marcas próprias do Grupo Utam é destaque na Semana Internacional do Café

A programação reúne mais de 60 especialistas brasileiros e estrangeiros em atividades diversas que vão de cursos, workshops a conferências, além de expositores

Ribeirão Preto/SP, 19 de novembro de 2024 – O diversificado portifólio de marcas próprias do Grupo Utam oferecido aos principais players do mercado nacional será destaque da Semana Internacional do Café (SIC), que acontece entre os dias 20 a 22 de novembro na Expominas, em Belo Horizonte (MG). A indústria alimentícia 100% brasileira receberá consumidores, coffee lovers, produtores rurais e o público em geral no estande de número 43 da feira. Os visitantes serão recepcionados por uma equipe especializada, das 10h às 19h nos três dias de evento. Além disso, no espaço haverá degustação dos produtos que compõem o lançamento mais recente da empresa, a linha Utam Multi, cápsulas de multibebidas compatíveis com as máquinas Dolce Gusto, marca pertencente a um terceiro, alheio à Café Utam S/A. 

Com foco no tema “Como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café”, a SIC reúne mais de 60 especialistas relevantes no mercado – nacionais e internacionais -, que participam de atividades diversas como debates, cursos, workshops, interações, conferências e amplo espaço para exposição das marcas participantes. No total, serão mais de 50 encontros de interesse à disposição do público. Sustentabilidade, tecnologia e comercialização são alguns dos temas em pauta.

Com atuação alinhada às novas tendências de consumo junto a diferentes perfis de consumidores, o Grupo Utam delineia a busca e a inovação constante para lançamentos atrativos aos amantes do universo do café e apresenta suas inovações para a SIC centrada no alargamento de suas redes de contato e na incrementação dos negócios. 

A linha Multi Utam, por exemplo – que pontua a inovação da marca no mercado de monodoses – oferece cápsulas de café e bebidas variadas que convidam o consumidor a diferentes experiências de sabores. O conjunto tem sete blends: Matinal – Café Torrado e Moído (torra média, 100% arábica e intensidade 5); Espresso (torra média, 100% arábica e intensidade 7); Intenso – Café Torrado e Moído (torra escura, predominantemente arábica e intensidade 9); Cappuccino; Café com Leite; Achocolatado e Chá de Limão. Todas as versões são apresentadas em cartuchos com 10 unidades cada e estão disponíveis no e-commerce e nos pontos de venda da marca.

Fabiana Aprile de Freitas Silveira, gerente de marketing do Grupo Utam, sinaliza que a produção anual de cápsulas da empresa é da ordem de um milhão de cartuchos ao ano que, juntos, somam 10 milhões de cápsulas. Presente no segmento de monodoses desde 2013, a Utam foi pioneira em colocar no mercado nacional as primeiras cápsulas compatíveis com o sistema Nespresso, em fabricação inicialmente da marca Utam Uno e depois o Café Fazenda Santa Alcina. “Em cinco anos, a produção total de cápsulas registrou crescimento de 143%”, alinha a gerente.

Nicho de mercado em potencial

Dentro da proposta da SIC de conectar e gerar oportunidades para toda a cadeia do café brasileiro, mais uma vez, o Grupo Utam leva à feira sua Unidade de Marcas Próprias. Atualmente, a produção voltada a esse segmento atende a mais de 260 marcas do cenário nacional, como Coffee++, Native, Brasil Cacau, Colucci e mais recentemente a Frans Café, que acaba de fechar parceria com a empresa, entre outras. “A unidade do Grupo Utam responsável por Marcas Próprias representa 19% do faturamento de cafés da empresa, num crescimento de 265% nos últimos cinco anos”, sinaliza a gerente de marketing.

Com 55 anos de presença no mercado nacional de alimentos, o Grupo Utam desembarca na SIC com profissionais especializados para atendimento aos visitantes do estande. “Esses eventos de grande circulação são fundamentais para expansão do nosso contato com os clientes, conhecimento da diversidade, necessidades do público e apresentação de nossas soluções ao mercado”, destaca Ana Carolina Soares Carvalho, diretora da Utam. Além disso, a executiva garante que eventos como a SIC sempre propiciam um reforço no entendimento das demandas dos clientes – “subsídio essencial para criação e desenvolvimento de novidades e soluções que se ajustem ao que o consumidor quer e necessita”, finaliza.

Em sua 11ª edição, a Semana Internacional do Café congrega as principais forças da agroindústria cafeeira num evento reconhecido como um dos maiores do mundo no setor. Entre os nomes de destaque na programação, está confirmada a presença de Adriana Mejía Cuartas, presidente do Conselho da Plataforma Global de Café (GCP) e primeira mulher indicada ao cargo de CEO da Federação Nacional dos Cafeicultores da Colômbia (FNC).

Serviço: Grupo Utam na Semana Internacional do Café (SIC)

Data e local: 20 a 22 de novembro | Expominas (avenida Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte)

Horário: 10h às 19h

Localização no evento: estande 43

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber as principais notícias da Cafeicultura

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.