Unctad alerta para impacto da agricultura no ambiente

19 de setembro de 2013 | Sem comentários Análise de Mercado Mercado
Por: Valor Econômico

19/09/2013


Por De Genebra


Países que têm agricultura em escala industrial, como o Brasil, precisam reagir drasticamente para evitar sérios problemas ambientais no rastro de mudanças climáticas, segundo um relatório da Agência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad), divulgado ontem. “A produção mundial de carnes é responsável por 20% de todas as emissões de gases de efeito estufa”, exemplificou Ulrich Hofmann, um dos autores do relatório. “E a agricultura sozinha é responsável por 80% das emissões no Brasil; é enorme”.


Enquanto a Unctad divulgava em Genebra seu relatório sobre a importância de “se fazer a agricultura realmente sustentável para a segurança alimentar em meio à mudança climática”, em Bruxelas a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apresentava um estudo no qual constata que as preocupações ambientais têm baixa prioridade nas políticas de subsídios ao setor agrícola.


Segundo a Unctad, os governos não contam os custos ambientais da agricultura industrial, em geral. O relatório cita várias tendências que “sugerem crises” futuras: os preços de alimentos entre 2010 e metade de 2013 foram 80% mais elevados do que no período 2003-2008; o uso de fertilizantes cresceu oito vezes em 40 anos, embora a produção de cereais só tenha dobrado no período; a taxa da produtividade agrícola caiu recentemente de 2% para 1% por ano.


A Unctad alerta para dois tipos de “estragos ambientais irreparáveis” causados pela agricultura: contaminação de nitrogênio no solo e na água e perda de biodiversidade. Para a agência, os governos precisam estimular a produção local para consumo doméstico, com novos métodos de produção. (AM)
 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.