Mexido de Ideias
A prática de adicionar especiarias no café não é nenhuma novidade e o café turco é um grande exemplo disso, mas pode apresentar problemas práticos. Quando me aventuro e coloco cardamomo ou canela em minha xícara, sempre peco na quantidade. Ora café de menos, ora especiaria demais. Isso até eu encontrar cafés com especiarias prontos para o consumo.
O conceito é simples e não deve ser confundido com cafés aromatizados. Os grãos com aromas estão no mercado por algum tempo e conta com adição de essências artificiais para acrescentar diferentes sabores na bebida. Já o com especiarias é feito com matéria prima natural, ou seja, nenhuma imitação de cardamomo é usada. O próprio cardamomo ralado faz parte do blend. E, com esta linha de pensamento meus caros, testemunhamos o nascimento de uma nova categoria no mercado de cafés.
A ideia surgiu há três anos, o desenvolvimento levou cerca de três meses e seu lançamento oficial foi feito recentemente durante o evento 6º Espaço Café Brasil. Para definir a equação exata entre café e especiaria, um time de peso foi escalado. Cada parte do processo contou com a consultoria de Ensei Neto (da Specialty Coffee Bureau), Isabela Raposerias (Coffee Lab) e Marco de la Roche (Drink Lab). Que tal? É como se tivesse grandes nomes do café preparando harmonizações de especiarias e grãos de café especial para você!
De acordo com o consultor e tricampeão da etapa brasileira do concurso de drinks Coffee in Good Spirits, Marco de la Roche, foi um desafio que deu muito certo. “Fiquei um pouco assustado quando surgiu a proposta de misturar café e especiaria, pois o histórico é um pouco negativo. Muitos pensam que esta adição vai mascarar grãos de baixa qualidade, mas este não é o caso. A meta neste projeto é manter o sabor do café e dar toques de especiarias. Uma harmonização que busca uma nova experiência sensorial”, explica.
Se você quer experimentar a novidade, basta fazer sua encomenda ou comprar seu cafezinho nos endereços indicados aqui. O cuidado é tanto, que eles também disponibilizam os cafés com graus de moagem diferentes: para espresso, cafeteira italiana, prensa francesa, coado e aeropress.
Kelly Stein
kelly@ionz.com.br
O interessante de tudo é que se trata de uma ideia simples, que ninguém pensou em comercializar antes.
Gostei da inovação que teve inspiração no passado. Se quiser ler mais novidades e curiosidades, visite o Mexido de Ideias!
Abraços.