Investigadores concluíram que um café por dia, afinal, é suficiente para criar problemas cardíacos relevantes. Clique para visitar o canal Life & Style.
Raquel Albuquerque (www.expresso.pt)
11:43 Domingo, 14 de Fev de 2010
Os elevados níveis de cafeína presentes num só café são suficientes para que, sobretudo em pessoas com problemas cardíacos, os efeitos sejam bastante negativos.
Com base no estudo, os investigadores da Universidade de Palermo, em Itália, arriscam a apontar um máximo de cinco cafés por dia.
O estudo consistiu em analisar, em 20 adultos, os efeitos de um único café. Esses efeitos foram comparados com os casos em que as mesmas pessoas beberam um descafeinado. Aumentando o fluxo sanguíneo, numa pessoa saudável, os vasos tenderão a dilatar-se. Acontece que a sua flexibilidade é relativa em casos de pessoas com problemas de saúde. Nesses casos, na hora seguinte a tomar um café, o fluxo sanguíneo que chega ao coração pode ser limitado, diminuindo em cerca de 22 por cento.
Outros estudos anteriores apontaram para que um café por dia pudesse minimizar os efeitos de alguns tipos de cancro, ou que mesmo três cafés reduzissem o risco de Doença de Alzheimer.