Um encontro entre ciência e arte. Por Valeria Vilela

Produtores de cafés especiais do Sul de Minas participam do workshop Elas Torram

19 de dezembro de 2018 | Sem comentários Especiais Mais Café

Cafeterias e torrefações investem em mulheres nas torrefações para desvendaram os mistérios dos aromas especiais O ponto de torra de um café especial, que exige conhecimento sobre as características sensoriais do grão, sobre os processos físico-químicos que ocorrem no torrado e grande sensibilidade para reconhecer aromas e sabores, explica Monique Andrade, torrefadora de Brasilia.

É no processo de torra que, por meio das altas temperaturas e do tempo em que o grão é submetido, os sabores e aromas dos cafés especiais se desenvolvem. Além disso, essa etapa determina características como corpo, acidez e equilíbrio e finalização da bebida.

Produtores de café do sul de Minas participaram do primeiro whorksop de torra de cafés especiais em São Paulo. O evento reuniu mulheres responsáveis por compra de cafés em torrefações e cafeterias do pais. As participantes do Workshop por dois dias estudaram as amostras de cafés de dez propriedades do sul de minas. As variedades arábicas foram enviadas por cafeicultores que participaram da primeira rodada de negócios em Muzambinho.

Segundo Gelam Franco, diretora do IL Barista,, cafeteria escola que recebeu o evento, o cliente de cafés especiais no Brasil quer qualidade aliada com cuidados com o meio ambiente , a sustentabilidade sócio ambiental é a maior preocupação deu quem frequenta as cafeterias que servem grãos especiais. A diversidade de sabores e aromas que existem nos grãos é o que define o público de cada cafeteria., enfatiza

Para a cafeóloca Moni Abreu, headhunter de cafés especias a dica para os produtores que desejam vender diretamente para a cafeterias é saber fazer uma amostra diferente das que enviam para a venda de cafés commodities e ter o laudo sensorial é fundamental para efetuar a negociação.

A bebida de um café especial tem que trazer nuances diferentes e extrair o que um grão tem de mais precioso faz parte do trabalho minucioso dos torradores, quando uma mulher assume a responsabilidade da torra de uma cafeteria ou de uma empresa ela usa sua sensibilidade nata para que os grãos produzam sua melhor bebida, O processo de torrefação é responsável por acentuar as características do café.
explica

Os grãos e especiais nas cafeterias serão comercializados em edições limitadas, por preços diferenciados uma xícara de café especial feito no método da prensa por R$ 20,00 , mas há grãos mais raros que chegam a ser vendido até por R$40,00.

Para Suzana Santos, cafeicultora de Muzambinho que enviou uma amostra de Maragogipe a experiência de ter grãos torrados por mulheres que entendem os segredos da torra é importante para mostrarmos ao mercado nosso potencial de produtor de grãos especiais com bebidas para paladares que valorizam nosso trabalho na lavoura, enfatiza a cafeicultora.

Sobre o Worshop Elas torram

Elas Torram é um encontro mulheres de Mestras de Torra. Buscamos identificar, valorizar e tornar visível as profissionais da torra de cafés especiais. Desejamos dar suporte e unir mulheres que atuam ou desejam atuar na área da torrefação de cafés especiais no Brasil. O grupo recebeu jornalistas para uma degustação dos cafés. Os profissionais da imprensa que estiveram presente receberam um mini curso sobre aspectos sensoriais dos cafés.

* Jornalista especializada em cafés – vilela0404@outlook.com zap 11 953576946

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.