1. As sementes de café são cuidadas em viveiros até se tornarem mudas. Cerca de 6 mil mudas ficam no viveiro da fazenda. Depois de dois ou três anos, entre as folhas verdes, surgem flores brancas e começa daí o nascimento do fruto.
2. Chega a época da colheita, de maio a setembro, quando alguns frutos maduros começam a cair no chão. Outros frutos são desprendidos dos galhos com a ajuda dos trabalhadores das fazendas, chamados de bóias-frias .
3. Os frutos são recolhidos e peneirados para que sujeiras, como pedras, folhas e grãos de terra sejam retiradas. Essa foi a parte eleita como a mais divertida do passeio.
4. Os frutos maduros, em sua maior parte cor de cereja, são espalhados no terreiro. O sol seca esses grãos e eles escurecem.
5. Já secos, os frutos são descascados nas máquinas. Selecionados por tamanho e tipo, os grãos são ensacados e armazenados. Depois são comercializados para indústrias nacionais e de outros países.
6. Para se transformar em bebida, os grãos são colocados no torrador. Em uma temperatura de até 250°C, a fornalha aquece o ar para torrar o café. Os grãos que antes eram verdes se tornam marrons.
7. No moinho, os grãos torrados são transformados em café moído. O café moído vai para os depósitos, onde é empacotado e está pronto para ser levado ao consumidor.
8. O segredo de um café saboroso é a qualidade da seleção dos grãos e o correto ponto de torrefação. Para prepará-lo, esquente a água filtrada sem deixá-la ferver. Coloque pó de café e despeje no coador e pronto.