Uganda reduz previsão de embarque em 09/10 para 2,7 mi/scs

14 de agosto de 2010 | Sem comentários Comércio Exportação


Agência Estado | CNC
13/08/2010


Gabriela Mello
 
Uganda reduziu a estimativa das exportações de café na temporada 2009/10 em pelo menos 7% na comparação anual, citando como justificativa os impactos da seca na produtividade da principal região produtora do país, informou hoje a Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA, na sigla em inglês).
 
Segundo o órgão, os embarques do grão devem cair para 2,7 milhões de sacas de 60 quilos cada, em comparação com 2,9 milhões de sacas previstas anteriormente, por causa de estoques abaixo das expectativas nas mãos dos produtores. \”Restando apenas dois meses para o final da temporada, as exportações são projetadas em 2,7 milhões de sacas\”, disse uma autoridade da UCDA.
 
A segunda colheita de café no oeste e sul de Uganda termina no final do mês, e a produção da safra intermediária nas regiões leste e central têm sido menor que o inicialmente esperado devido às condições climáticas desfavoráveis, afirmaram autoridades.
 
O país é o maior produtor do tipo robusta na África. As regiões leste e central de Uganda foram afetadas por uma estiagem de cinco meses no ano passado, que interferiu na produtividade da safra. Esta é a quarta vez que a UCDA reduz as projeções dos embarques em 2009/10. A previsão inicial era de 3,4 milhões de sacas, mas recuou para 3,1 milhões, depois para 2,9 milhões e agora é de 2,7 milhões de sacas.
 
Dados preliminares da UCDA indicam que as exportações de café nos 10 primeiros meses desta temporada caíram para 2,31 milhões de sacas, ante 2,52 milhões de sacas apuradas no mesmo intervalo de 2008/09. Nos próximos dois meses, os embarques devem somar 400 mil sacas. As informações são da Dow Jones.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.