Kampala, 20/04 – As receitas de exportação de café do Uganda, consideradas a 88,2 milhões de dólares, triplicaram-se durante os seis últimos meses apesar da baixa do volume.
No seu último relatório mensal, a Autoridade ugandesa para o desenvolvimento do café (UCDA) atribui esta situação aos preços atractivos oferecidos no mercado internacional, nomeadamente na Europa.
De acordo com o relatório, o Uganda transportou pelo mar um milhão,35 mil e 107 sacos de 60 Kg de café no fim do primeiro trimestre da estação em curso que vai de Outubro de 2005 à Setembro de 2006.
Mas, comparados com o mesmo período o ano passado, as exportações reduziram-se de 15,9% devido à seca e dos cortes de electricidade, indica o relatório.
O mês passado, o volume das exportações de café conheceu uma baixa de 20,2% comparado com o mesmo período do ano passado, mas as receitas contudo aumentaram de 5,3%, ou seja 14,7 milhões de dólares.
A União Europeia continua a ser maior consumidor do café ugandês com mais de 85% das exportações, enquanto o Marrocos e o Sudão são os maiores os consumidores em África.