Uganda: produção de café deve crescer em 2009/10

27 de novembro de 2009 | Sem comentários Origens Cafeeiras Produção

27/11/2009 – A produção de café de Uganda em 2009/10 (outubro a setembro) deverá chegar a 3,4 milhões de sacas de 60 quilos, comparado com 3,06 milhões de sacas produzidas na safra de 2008/09, informou o porta-voz da Autoridade de Desenvolvimento de Café de Uganda (UCDA, da sigla em inglês), David Kiwanuka.


Kiwanuka disse que a pesquisa de produção da UCDA para a safra indica que a colheita deverá ser apoiada principalmente pelo programa de replantio, menor incidência de wilt disease (traqueomicose) nos últimos três anos, reabilitação de plantações de café, bem como da campanha de produção de café, que entrou em seu quarto ano. A campanha de produção de café, que começou em 2006, visa aumentar a produção de café de Uganda para 4,5 milhões de sacas até 2015.


Melhores preços pagos aos cafeicultores nos últimos três anos os persuadiram a adotar melhores métodos de cultivo, aumentando a produção.


A Uganda é o maior produtor de café robusta da África e o segundo maior produtor de café em geral do continente depois da Etiópia. Até 98% de sua colheita é exportada na forma de grãos, principalmente para a União Europeia (UE).


A produção de café de Uganda tem aumentado firmemente nas três últimas safras à medida que mais cafezais jovens, plantados desde 2001, começaram a produzir. Entretanto, as exportações caíram 4,8% na safra passada devido à seca nos primeiros quatro meses do ano.


De acordo com o diretor de marketing e produção da organização nacional dos produtores de café de Uganda, Nucafe, David Muwonge, a safra de 2009/10 tem sido impulsionada pelas chuvas bem distribuídas, principalmente nas regiões oriental e central, que produzem cerca de 55% de todo o café do país.


A colheita deverá ser feita até fevereiro do ano que vem. A produção de café arábica deverá continuar melhorando porque essa variedade está agora sendo cultivada em mais regiões após a intervenção do Governo.


No mês passado, a produção de café arábica de Uganda aumentou 87% com relação ao ano anterior, para 52.000 sacas. Na safra passada, a variedade arábica representou cerca de 15% da produção total de café de Uganda.


Oficiais do comércio disseram que o começo de chuvas em importantes regiões produtoras de café desde o meio do ano deu uma esperança renovada à UCDA de ver a produção exceder as 4 milhões de sacas nos próximos dois anos. A última vez que a produção de café de Uganda excedeu essa marca foi em meados dos anos noventa.


A reportagem é do Dow Jones Newswires, traduzida e adaptada pela Equipe CaféPoint.



Fonte: Café e Mercado

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.