UFLA recebe apoio do Consórcio Pesquisa Café


O Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Agronegócio Café (CEPE/Café), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), está investindo em sua infra-estrutura para a ampliação e fortalecimento das pesquisas cafeeiras. Como parte deste esforço, o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café acaba de entregar um trator cafeeiro 4X4 e um sistema de irrigação para área experimental de café. O CEPE/Café mantém uma infra-estrutura conjunta que serve de apoio aos 13 departamentos da Universidade e ainda às instituições parceiras.


Na avaliação do professor de cafeicultura da UFLA, Rubens José Guimarães, o investimento no valor aproximado de R$125 mil justifica-se pela contribuição da Universidade centenária, que mantém uma equipe de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, capaz de gerar tecnologias que elevam o Estado de Minas ao conceito de excelência em pesquisa cafeeira. São mais de 90 professores/pesquisadores dos diversos departamentos didático-científicos envolvidos em projetos de pesquisa cafeeira. Ainda segundo o professor Rubens, os investimentos no CEPE/Café otimizam os recursos aplicados, viabilizando experimentos multidisciplinares que integram competências na busca de pesquisas cada vez mais eficazes.


A UFLA se destaca por sediar o Pólo de Excelência do Café, Pólo de Tecnologia em Qualidade do Café e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Café. A UFLA, como uma das instituições fundadoras do Consórcio Pesquisa Café, colabora de forma significativa e permanente para a integração multi-instituicional, otimizando os recursos físicos, materiais e humanos em prol do desenvolvimento de projetos inovadores em cafeicultura.


De acordo com o reitor da UFLA, Antônio Nazareno Mendes, o investimento em infra-estrutura contribui para o desenvolvimento de trabalhos de pesquisa na cultura do café em consonância com o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Café – PNP&D/Café, responsável pela geração de conhecimento, informações, tecnologias e promoção de atividades de difusão e transferência de tecnologia.


 



A Ufla terá uma área de três hectares de café irrigado pelo sistema de gotejamento. O sistema inclui adutora, reservatório para armazenamento de água, unidade de controle, linha principal, linhas de derivação e de irrigação.


 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.