Por que existem geeks que gostam de café…
Postado por Daniel Pavani em 07/01/2011 16:00
Blog: Oceanogeek
Por Daniel Pavani
Um membro do site Instructables, famoso pelas milhares de instruções dos mais variados temas, apresenta agora uma nova forma de preparar café. Ele ligou uma cafeteira a um computador, por um sistema Arduino, e voilà: café pronto com um simples tweet.
A geringonça, chamada de Tweet-a-Pot , foi apresentada pelo frenzy, um membro bastante ativo do Instructables (instructables.com). De maneira geral, a cafeteira monitora o API do Twitter e por meio de uma hashtag específica, #driptwit, começa a trabalhar.
Só lembrando que ainda é necessário colocar o pó de café e a água. Crédito: Instructables.
Assim como seu próprio criador a descreve, a cafeteira é ideal para quem deseja fazer café do avião, do ônibus, voltando para casa, da cama. Basta tuitar e, quando chegar até ela, o café estará pronto e quentinho. O vídeo no YouTube (tiny.cc/og6q6) diz tudo sobre o seu funcionamento, mas não custa contar mais um pouquinho.
Os itens necessários para fazer a Tweet-a-Pot são: uma fonte de alimentação para ligar o conjunto na tomada, uma placa Arduino, um computador rodando o IDE Arduino, o ambiente de desenvolvimento Python e a biblioteca PySerial, para poder “conversar” com o Arduino via USB. E, claro, uma cafeteira. Monitorando o API do site de microblogging, um script procura pela hashtag específica e, quando a encontra, emite um sinal para a placa Arduino, que se encarrega de enviar o sinal adequado para a cafeteira.
Assim como lembra o site Hack a Day, o usuário ainda deve deixar a máquina preparada com pó de café e água, afinal, ela ainda não é um robô completo. Ainda.
O nome, Tweet-a-Pot, ainda é bem humorado já que pot pode ser também um dos nomes populares da planta Cannabis Sativa depois de processada e pronta para o consumo. De todo modo, mais informações para quem estiver disposto a construir seu próprio robô barista estão disponíveis no site Instructables pelo atalho tinyurl.com/TweetCofeePot.
Mais informações em dpavani.geek.com.br/blogs/oceanogeek.