Resumo do dia 07 de junho de 2013
Sexta, 07/06/2013 ” GANGORRA MERCADOLÓGICA ” O dia no mercado cafeeiro foi lento e marcado por oscilações negativas nos terminais internacionais. O mau humor presenciado em NY e Londres café, ao nosso ver, teve alinhamento a forte aceleração cambial no Brasil. O receio da volta da inflação e a possibilidade de novos aumentos nas taxas de juros no Brasil, fizeram com que o estresse financeiro ficasse notório.
Como o café é um mercado de alta volatilidade e liquidez, ele é sempre atingido por estas manobras especulativas. Porém, se considerarmos a força do movimento de baixa em NY café e a aceleração cambial no Brasil, chegaremos a conclusão de que um movimento ” matou ” o outro. A grande verdade é que o quadro fundamental ao café continua irretocado e desta forma, não avaliza qualquer tentativa de nova depreciação forte dos níveis em questão.
A sensação é de que o mercado esta excessivamente vendido e isso deixa os envolvidos diretos, desconfortáveis em continuar a bater nas cotações aumentando a exposição vendida no mercado. Outro ponto que vale a consideração foi a forte alta do dólar no Brasil onde as cotações chegaram a testar os r$2,15.
Olha, a conjugação de inflação querendo volta no Brasil, alta do dólar, insegurança financeira global pode deixar o produto café numa situação ímpar, ou seja, é um produto que é sinônimo de reserva de patrimônio e segurança de liquidez.
Atualizado em 14h52 – 07/06/2013