Turismo rural – Novos destinos turísticos no Norte Pioneiro

1 de outubro de 2009 | Sem comentários Especiais Mais Café

Setembro 24th, 2009



Mirian Gasparin


As águas transparentes da represa da Usina Hidrelétrica de Chavantes, no Rio Paranapanema, proporcionam aos municípios de Carlópolis e Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro do Paraná, um imenso potencial turístico. Informação confirmada por um diagnóstico realizado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná (Sebrae/PR), que propôs aos municípios vizinhos, em 2007, a realização de um Projeto de Turismo Integrado para estruturar e desenvolver os segmentos turísticos da região de forma sustentável e  ecologicamente correta.Para alcançar esse objetivo, entidades, poder público, empresários e representantes da iniciativa privada formaram uma Governança Local.

Esses integrantes formataram um planejamento estratégico que prevê ações como a divulgação dos atrativos, fortalecimento de parcerias, melhoria de infraestrutura, programas de conscientização voltados para as escolas e para o comércio, formatação de roteiros integrados, capacitação profissional e comercialização das rotas turísticas.

O consultor do Sebrae/PR em Jacarezinho, Roberto Janz, explica que a formação de uma Governança Local dá sustentação à proposta, porque envolve parceiros e empresários que detém muita informação. Inicialmente, a preocupação dos empresários era atrair turistas para a região, mas perceberam que seria necessário construir uma boa estrutura para depois divulgar.

A criação de um site na internet, a participação em eventos, o desenvolvimento de identidade visual própria, formatação de receptivo, a implantação da Rota das Águas e a realização de treinamentos de capacitação profissional são alguns resultados dessa cooperação.

O município de Carlópolis é um grande produtor de lichia, fruta de casca firme, polpa avermelhada e textura semelhante a uva Itália, e o maior produtor de café do Paraná. Além do turismo, Ribeirão Claro, tem como atividades econômicas, a cultura do café, a pecuária, móveis sob medida, indústrias de confecção, fábricade bebidas e de laticínios.

Turismo rural, náutico, cultural, de aventura, de pesca esportiva e ecoturismo são os segmentos que marcam a atividade em Carlópolis e Ribeirão Claro. O Serviço Social do Comércio (SESC), por meio do Programa de Turismo Social, comercializa pacotes para a região. Informações pelo telefone: (41) 3304-2204 ou e-mail: turismo@sescpr.com.br.

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.