O Grupo capixaba Tristão Cia confirmou, nesta segunda-feira, uma parceria para entrar no mercado de café em cápsula. A empresa entra como sócia da Wine.com.br, maior e-commerce de vinhos e cerveja da América Latina e terceiro do mundo e que recentemente adquiriu a Mocoffee. A Mocoffee foi recentemente comprada pela Wine.com.br e passou a ser a sua marca de produtos de café em cápsula tipo expresso. A Mocoffee agora terá como sócios controladores a Tristão e a Wine.com.br
Com este movimento a Wine.com.br, que tem como sócio principal a e.Bricks Digital, dá seguimento à estratégia de popularizar a comercialização não só de café como de vinhos e cervejas, criando sinergias operacionais e aproveitando todo o conhecimento adquirido em suas plataformas digitais de e-commerce.
A Tristão aportará ao negócio de café em cápsula a sua experiência, o conhecimento no negócio, além de capital e as instalações fabris do novo empreendimento.O objetivo, no longo prazo, é contribuir para uma renovação do parque industrial do Espírito Santo e tornar o Estado e o país referências em alta tecnologia de produção de café em cápsulas no país e no exterior.
A MocoffeeTM é a marca da Wine.com.br que opera mundialmente no segmento de café em cápsula. A tecnologia suíça foi criada por Eric Favre (o inventor do sistema de café em cápsula) para oferecer soluções práticas de café tipo expresso para consumidores domésticos e mercado B2B. A linha de produtos é formada por diversos tipos de blend (combinação de sabores) e máquinas de café que funcionam exclusivamente com as cápsulas da marca. A Mocoffee tem sedes em Zurique, Suíça, e Serra, no Espírito Santo.
A Tristão é uma das mais tradicionais corporações do segmento do café do Brasil, tendo completado este ano 80 anos de existência. Ocupa há 55 anos uma posição de destaque na padronização, comercialização e exportação de cafés brasileiros para mais de 40 países dos cinco continentes (80% de suas vendas têm como destino o mercado internacional).
A empresa, com sede em Vitória, é controladora da Realcafé Solúvel do Brasil (“Realcafé”), com fábricas em Viana. Estas empresas fazem parte do Grupo Tristão, que tem diversas empresas no Brasil e exterior na área de café. A Realcafé é uma das maiores empresas processadoras de café do Brasil, sendo responsável pelo processamento de aproximadamente 400 mil sacas/ano de café tipo conilon (“Robusta”), industrializando café tipo solúvel e torrado moído. O Espírito Santo é o maior estado produtor de café conilon do Brasil e o segundo do mundo (perde apenas para um país, o Vietnã).
Rogério Salume, CEO da Wine.com.br, e Sérgio Tristão, CEO da Tristão e da Realcafé, o negócio reúne players com capacidades complementares para desenvolver a Mocofee no Brasil e no mundo.
“É uma honra ter um acionista tão focado no negócio como a Tristão em um momento em que a Wine.com.br entra em fase importante da construção de sua marca de café em cápsulas no Brasil e no mundo. Não tenho dúvida que o Grupo aportará seu enorme conhecimento, histórico e know-how no mercado de café ao nosso negócio, enquanto a Wine.com.br entrará com a sua capacidade de atuar no segmento de e-commerce que a fez líder do mercado brasileiro de vinhos”, disse Rogério Salume.
Segundo Sérgio Tristão, Ceo da Realcafé, o Brasil, que é o maior produtor e exportador de café em grãos do mundo, não tem tradição na pesquisa, produção e exportação de café com valor agregado, ou seja, com marca e tecnologia de produção. “Esperamos que a nova operação de café da marca Mocoffee ajude a criar uma série de oportunidades para o desenvolvimento, a diversificação da economia local e estadual e a capacitação de mão de obra altamente especializada e qualificada, com a geração de empregos diretos e indiretos, dentro de uma visão sustentável econômica e ambiental. Haverá um esforço para inserir ainda mais o produtor rural do Espírito Santo no processo de desenvolvimento de café de qualidade do tipo expresso”, disse .
Fonte : Folha Vitória