26/102009 – Correio do Sul
Apenas três lotes da microregião de Varginha foram classificados para a fase final do 6º Concurso de Qualidade Cafés de Minas, que acontecerá no próximo dia 05 de novembro, na Emater-MG, regional de Lavras. Na ocasião serão premiados e homenageados os cinco melhores cafés de Minas Gerais.
Dentre as amostras de diversas cidades da região que foram enviadas a Emater para análise, somente três da cidade de Três Corações passaram para a fase final. Dois dos lotes classificados estão em nome de Marcos Paiva Foresti e Andréa Galvão Nogueira Foresti, ambos lotes da Fazenda do Lobo; o terceiro está em nome de Luiz Carlos Braga. As amostras classificadas estão inscritas na categoria “Cereja Descascado”. Os proprietários das fazendas que tiveram lotes classificados residem em Varginha.
O cafeicultor Marcos Paiva Foresti ressaltou que um dos fatores essenciais para que suas amostras chegassem a final, está a certificação de sua fazenda pelo programa Certifica Minas, executado pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e pela EMATER-MG – ambos vinculados à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA).
O concurso
Na primeira fase do concurso 960 amostras foram selecionadas a partir de critérios físicos e sensoriais. Para a segunda fase foram escolhidas 337 amostras de cada categoria e na terceira fase ficaram 60 amostras. Os especialistas responsáveis pelos testes avaliaram características como doçura, acidez e corpo, na chamada “prova de xícara”. A região que mais enviou amostras de café foi o Sul de Minas, mas o concurso recebeu também cafés do Cerrado, Chapada de Minas e das Matas de Minas.
O gestor do concurso de qualidade dos cafés de Minas, Marcos Fabri Junior explica que o número de inscrições desse ano foi inferior ao do ano passado, que teve 1500 inscrições, devido à baixa colheita e ao grande índice de chuvas, o que piorou a qualidade de alguns cafés. “Porém as 960 amostras inscritas apresentaram qualidade excepcional e principalmente as 337 que passaram para a segunda etapa, tão boa, ou melhor, que as do ano passado. Com certeza este ano nós vamos ter cafés com uma qualidade fantástica” explica Fabri.
A premiação para o produtor que ficar entre os melhores colocados será
um leilão que vai ser realizado dia 05 de novembro, no encerramento. Nesse leilão os prêmios serão dados nesses cafés campeões com valor mínimo de R$100,00 de ágio em cima do preço do café do dia anterior (nesse caso o preço do café do dia 04 de novembro). Muitas empresas e indústrias que quiserem comprar o café poderão participar e comprar esses cafés de Minas com um preço de ágio em cima do valor do café do dia anterior.
Os degustadores responsáveis pelas analises são do IMA, cooperativas do estado e de empresas particulares exportadoras e importadoras, todos coordenados por Jorge Meneses, degustador da fazenda do grupo Monte Alegre Du Cofee.
Festival de doces e bebidas com café
Um festival vai mostrar no dia 05 de novembro, pratos doces e bebidas que têm como matéria-prima o café do Sul de Minas. O evento, batizado de Festival Sul Mineiro “Delicias do Cafɔ, será realizado pela Emater-MG (Regional de Lavras) , durante a final do 6º Concurso de Qualidade Cafés de Minas.
O festival vai começar às 13horas, no galpão anexo ao Salão de Convenções da UFLA. Serão premiados os três primeiros colocados, nas categorias: Doces e Bebidas. As inscrições estão abertas e vão até 30 de outubro, nos escritórios da Emater-MG das Regionais de Lavras, Alfenas, Guaxupé, Passos e Pouso Alegre.
O objetivo é incentivar o consumo do grão, não só como na forma do tradicional “cafezinho” , como é mais conhecido, mas no preparo de doces e outras bebidas. Além disso, valorizar e divulgar a produção deste produto do Sul de Minas.
Flora Teixeira, Coordenadora Técnica Regional de Bem Estar Social diz que este evento, tem como objetivos principais a agregação de valor ao produto café, o incentivo ao consumo e fabricação de alimentos com sabor de café, além de divulgar e promover o Sul de Minas como grande produtor de cafés de qualidade.
Serão aceitos os produtos doces, bolos, tortas, etc e bebidas que tenham em sua formulação o café. De acordo com o Regulamento do Festival os produtos serão julgados mediante o critério apresentação, sendo considerado a beleza, decoração, criatividade e inovação. Serão premiados os 3 primeiros colocados nas 2 categorias (doces e bebidas).