TREINAMENTO PARA COFFEE HUNTERS de 10 a 14 de Julho de 2018

TREINAMENTO PARA COFFEE HUNTERS FORMANDO SUPERESPECIALISTAS EM CAFÉ

PROJETO 2018:
Processos Fermentativos Avançados na Cafeicultura
10 a 14 de Julho de 2018



1. INTRODUÇÃO

Como típico Produto de Território, uma xícara de café expressa toda a influência que recebe de elementos como o Clima, o Solo e a Variedade Botânica, juntando-se, obviamente, o extremo cuidado que o produtor precisa dispensar ao longo de todo o ciclo da fruta, além das técnicas empregadas durante a secagem das sementes após a colheita.
Portanto, os aromas e sabores que são percebidos representam a síntese de um complexo trabalho que envolve muitas pessoas desde a origem produtora ao serviço final, na xícara, passando pela torrefação.


É com grande satisfação que oferecemos com exclusividade um curso de altíssimo nível para formação de Superespecialistas em Cafés, conhecidos também como Caçadores de Café ou Coffee Hunters, em seu PROJETO 2018, desta vez tendo como tema Processos Avançados de Fermentação na Cafeicultura.


Concebido sob modelo de Coaching, os participantes deste treinamento passarão por verdadeira imersão no Universo do Café, mesclando de forma sofisticada conhecimentos de múltiplas áreas, que criam nova perspectiva para a compreensão desta fantástica bebida!


 


2. ESTRUTURA DO TREINAMENTO E CONTEÚDO


Este treinamento especializado tem o total de 8 (oito) dias em modelo de imersão, em aproximadamente 80 horas-aula, divididos em duas partes:


a) A CAMPO – 5 (cinco) dias numa fazenda modelo em Brejetuba, nas Montanhas do Espírito Santo.


a. TERRITÓRIO – A influência dos componentes geográficos e dos processos de produção na xícara.


b. BOTÂNICA – Aprender a reconhecer as diferentes variedades de cafeeiros e seus frutos, suas características agronômicas e fisiológicas, e potencialidades para qualidade de bebida.


c. COLHEITA & SECAGEM – Compreender os diferentes tipos de secagem de café e seus impactos na xícara.


d. SELEÇÃO & PREPARO – Compreender os processos de seleção dos grãos de café (por tamanho e formato, por densidade e por cor). Identificar os principais defeitos e problemas de natureza intrínseca e extrínseca. Reconhecer os impactos na formação de lotes para comercialização.


                                        
b) EM LABORATÓRIO – 3 (três) dias em laboratório para torrar, avaliar e desvendar potencialidades de cada lote de café escolhido durante os trabalhos nas fazendas.


a. Verificação das Curvas de Torra Padrão para cada lote de café escolhido.


b. Desenvolvimento de diferentes Perfis de Torra para cada lote de café escolhido.



c. Verificação dos efeitos na xícara em razão das características do grão de café, do processo industrial e do tipo de extração.


                                                                                                    
3. SOBRE O PROJETO 2018



O Projeto 2018 tem como principal foco Processos Fermentativos Avançados na Cafeicultura.


Sabe-se que os processos fermentativos são responsáveis por boa parte dos sabores e aromas que podem ser percebidos no café, além de outros formados durante a torra da semente. No entanto, ainda é um tema que apenas recentemente passou a ser objeto de estudos mais profundos.


No Projeto 2018 serão abordados processos aeróbicos e anaeróbicos, com leveduras e bactérias, que levam a resultados sensoriais bastante interessantes e diversos. Junto de um amplo material didático introdutório, de leitura prévia obrigatória, algumas experiências serão acompanhadas pelos treinandos e posteriormente discutidas nos Fórum Noturno.
Os Fórum Noturno são reuniões onde todos os aspectos observados durante o dia são debatidos para composição de amplo acervo intelectual.
Nesta edição, palestras com a equipe do Professor PHD Gilberto de Melo Pereira, especializado em processos fermentativos, farão parte do Forum.


Esta etapa, que vai de 10 a 14 de Julho de 2018, terá como palco a Fazenda Marapé, em Brejetuba, ES, que possui excelente modelo produtivo e características territoriais.


Todos os lotes de café que apresentarem características particulares serão selecionados para que suas amostras sejam avaliadas durante a etapa EM LABORATÓRIO, que irá acontecer em meados de Setembro de 2018.


Perceber, compreender e comparar diferentes características dos territórios “in loco” e, posteriormente, testar e provar amostras de diversos lotes de café durante os trabalhos de torra e extração, num clima descontraído e  totalmente calcado no conhecimento científico, compõe um grupo de experiências marcantes para a lapidação de diversas habilidades e expertise dos participantes, levando-os aos níveis de excelência em qualificação profissional.


Em razão da abrangência do conteúdo e das atividades a serem desenvolvidas, é fortemente recomendável que os participantes tenham, alem de conhecimento básico de Ciências, boa vivência em um dos segmentos da Cadeia Agroindustrial do Café (Produção Agrícola, Preparo e Armazenagem, Comercialização, Industrialização ou Serviços ao Consumidor).  


4. SOBRE INVESTIMENTO E DESPESAS



Dada a natureza e complexidade do treinamento, o PROJETO 2018 – PROCESSOS FERMENTATIVOS NA CAFEICULTURA  tem como valor de investimento referente à Etapa “A Campo” de R$ 3.600,00 (três mil, seiscentos reais).


O pagamento da Etapa “A Campo” deverá ser feita ao se confirmar a sua participação ao final do Processo Seletivo.


As despesas relativas aos deslocamentos terrestres e aéreos, hospedagem e alimentação correm por conta de cada participante, devendo ser contratados individualmente.


Para facilitar o planejamento financeiro de cada participante, serão feitas indicações dos vôos que todos deverão utilizar, quando houverem, enquanto que o valor de aluguel de veículo será igualmente divulgado com antecedência.


Tarifas de hotéis e valores médios de refeições serão informados, da mesma forma, com antecedência aos participantes.



A Etapa “Em Laboratório” se realizará de 20 a 22 de Setembro de 2018, em São Paulo, SP, e o valor deste investimento é de R$ 1.950,00 (um mil, novecentos e cinqüenta reais).


Somente ficam habilitados a participar desta etapa os treinandos que passaram pela Etapa “A Campo”.


5. SOBRE O PROCESSO SELETIVO



O Processo Seletivo compreende três etapas:


a) INSCRIÇÃO PRÉVIA
Os interessados deverão preencher a Ficha de Inscrição e enviar ao endereço abaixo.
Pede-se que um Currículo Profissional resumido seja também enviado.


b) ANÁLISE DO CURRÍCULO PROFISSIONAL
O Currículo servirá para conhecermos a experiência no mercado de café e a formação acadêmica do futuro treinando.


c) ENTREVISTA
Será agendada uma entrevista, que deverá acontecer por teleconferência via Skype, com o objetivo de aproximar e criar os primeiros vínculos com o futuro treinando.



O Processo Seletivo para o Projeto 2018 se encerra no dia 10 de Junho de 2018, quando a lista dos participantes será formalizada. A partir deste momento, os selecionados deverão providenciar a Inscrição Definitiva ao Treinamento e efetuar o seu pagamento.



6. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES



CONTATO:


Ensei Neto
        Referência: Treinamento para Coffee Hunters – Projeto 2018.
         email: hello@thecoffeetraveler.net
         Facebook/TheCoffeeTravelerORIGINAL
         Skype: enseineto



 

Mais Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.